Atualizado em: 13 junho 2011

Como funcionam as Milhas Aéreas

Saiba mais como funcionam as Milhas Aéreas, programa de fidelidade das companhias aéreas que oferecem vantagens aos clientes, como passagens aéreas e serviços.

Milhas ajudam quem viaja muito a economizarQuem já não ouviu falar nas milhas aéreas ? Também chamadas de programas de viagens, são programas de fidelização oferecidos pelas companhias aéreas. Por ser medida pela distância percorrida pelos voos, ( 1.600 metros equivalem a uma milha). Além disso, dependendo da companhia aérea, são usados outros critérios.

Milhas são excelentes para quem viaja muito de avião

Para quem costuma viajar muito de avião, as milhas aéreas costumam ser um bom negócio, pois dependendo do trecho percorrido, o cliente tem direito a trocar por passagens aéreas ou a trocar seu assento para uma classe superior. Vale lembrar de que para obter essas vantagens, é preciso viajar somente por uma companhia aérea, dessa forma fica mais fácil acumular milhas.

publicidade:

O viajante que costuma acumular e trocar suas milhas com freqüência sempre sai ganhando, pois pode voar sem comprar passagens, voar de primeira classe com preço de passagem econômica, receber serviços exclusivos e, de quebra, sem filas.

Veja como fazer para acumular milhas:

Escolha um cartão de crédito que lhe oferece o melhor bônus ao ser adquirido, e que permita a você trocar seus pontos por milhagens dos programas de fidelidade. Dependendo das compras que fizer no seu cartão de crédito, é possível voar por uma companhia aérea sem nunca ter comprado passagens com ela.Contas do seu dia a dia também podem ser transferidas para seu cartão de crédito. Dosando os gastos você pode duplicar sua milhagem.

Fidelidade

É importante que o cliente seja fiel pelo menos para a companhia aérea, dessa forma, é possível subir sua pontuação e acumular muito mais milhas aéreas em um mesmo voo. Por isso o nome fidelidade não é usado à toa, já que a infidelidade faz o cliente dispersar seus pontos pelas diversas companhias aéreas.

Procure fazer conexões de voo para aumentar seus ganhos junto aos voos diretos.

Fique atento às promoções

Antes de resgatar as passagens-prêmio, verifique se o trecho em que pretende usar suas milhas não está em promoção por outra companhia aérea. Se sim, aposte na promoção e acumule mais um pouco suas milhas.

Também é muito importante ter certeza de que irá voar quando for usar suas milhas aéreas, pois se você trocar as datas de uma passagem adquirida no programa de milhagem é mais difícil do que as adquiridas em dinheiro. Além disso, você poderá ter que pagar uma multa de pontos ou milhagem.

Troque com antecedência caso vá viajar na alta temporada

Caso queira usar suas milhas na alta temporada, troque com antecedência, pelo menos três meses antes de viajar. Vale lembrar de que voos longos sempre acumulam mais pontos, então guarde as milhas para trocar por um voo mais caro.

Por fim, não fique achando de que as milhas são um investimento a longo prazo. Assim que tiver uma milhagem considerável,troque-as, pois nunca se sabe o que pode acontecer (a companhia pode falir, ser vendida ou mudar seus critérios de milhagem,etc.). Uma das companhias aéreas que mudou suas regras recentemente foi a Gol, que sofreu diversas reclamações de seus usuários. Por isso, procure sempre se manter informado sobre a empresa aérea em que mais viaja para evitar transtornos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook