Atualizado em: 21 setembro 2011

Turismo no Nordeste Brasileiro

A Região Nordeste, com maior número de estados do Brasil, atrai olhares de todos os lugares para sua grande variedade cultural, praias encantadoras e conservados patrimônios históricos.

Com o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade (segundo UNESCO), o nordeste brasileiro destaca-se por sua diversidade. Composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, a região nordeste é conhecida por seus hábitos e sua cultura. Atraindo olhares de toda parte, a região ganha ainda mais destaques em festas juninas, época em que apresenta danças típicas, como por exemplo em Caruarú e Campina Grande.

Alagoas

Palácio e Residência Episcopal - Alagoas

Em Alagoas, o turista pode visitar as Cidades Históricas: Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Penedo, Piranhas e União dos Palmares.  A Costa dos Corais: Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São miguel dos milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi. As Lagoas e Mares do Sul: Pilar, Marechal Deodoro, Jequiá da Praia, Barra de São Miguel, Coruripe e Feliz Deserto. Rio São Francisco – Canyon e Foz: Piaçabuçu, Penedo, Pão de Açúcar, Piranhas, Delmiro Golveia e Água Branca.

publicidade:

Visitando esses locais, o turista encontra vários atrativos como piscinas, passeios de barco, mata, pesca, animais, dunas, igrejas, fazendas, lagoas, cachoeiras, praias, mergulhos, rios, fábricas e artesanato local.

Bahia

Costa dos Coqueiros - Bahia

Conhecido por sua alegria e empolgação, a Bahia é um estado que oferece uma comida típica muito conhecida e lugares maravilhosos para se visitar, taias como: Baía de Todos-os Santos, Caminhos do Oeste, Caminhos do Sertão, Caminhos do Sudeste, Chapada Diamantina, Costa das Baleias, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros, Lagos e Canyons do São Francisco, Caminhos do Jiquiriçá e Vale do São Francisco. O turista encontra diversas áreas ecológicas, cachoeiras, rios, flora e fauna exuberantes, sertão, baías, manguezais, lagoas etc.

Ceará

Canoa Quebrada - Ceará

A Terra da Alegria, como é conhecido o estado do Ceará, atrai nossos olhares para suas belíssimas praias. Os pontos mais frequentados são:  Fortaleza, Pólo Jericoacoara, Pólo Canoa Quebrada, Cariri, Sertão Central, Serras de Aratanha e Baturité e Ibiapaba, onde podem ser encontrados praias, mergulho, pedras preciosas, dunas, igrejas,  serras, museus, monumentos e artesanato local.

Maranhão

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Maranhão

Com a maior diversidade de ecossistemas do país, o estado do Maranhão apresenta alguns pontos turísticos para seu público. Entre eles estão:  São Luís, Parque dos Lençóis, Mandacaru, Delta das Américas, Chapada das Mesas e Floresta dos Guarás. O turista encontra ilhas, praias,museus, teatros, pesca, lagoas, dunas, flora e fauna abundantes, artesanato local, rios, cachoeiras e trilhas.

Paraíba

Lajedo Pai Mateus - Paraíba

O litoral da Paraíba está entre os mais belos do Brasil. Pontos mais visitados: Ponto do Seixas, Cabaceiras, Centro Histórico de João Pessoa, Praia de Cabo Branco, Itacoatiaras do Ingá, Açude de Boqueirão, onde o visitante encontra passeios ferroviários, balneário, praias, arquitetura e monumentos.

Piauí

Delta do Parnaíba - Piauí

O Estado do Piauí é caracterizado por baixas altitudes, vales úmidos, chapadões, planícies e formações geológicas grandiosas. Os pontos principais são: Teresina, Pedro II, Parque Nacional Sete, Delta do Parnaíba. Nesses locais o turista encontra atividades e visitas diversas como o centro histórico, artesanato local, parques ambientais, formações rochosas e lagoas.

Pernambuco

Arquipélago Fernando de Noronha - Pernambuco

O sétimo estado mais populoso do Brasil apresenta a todos o famoso  arquipélago de Fernando de Noronha, além do Porto de Galinhas, Recife, Olinda, Pina, Boa viagem, Candeias, Piedade, Garanhuns, onde são encontradas lindas praias, igrejas, ilhas, mar, artesanato local etc.

Rio Grande do Norte

Farol da Mãe Luísa - Rio Grande do Norte

A atividade econômica primordial do Rio Grande do Norte é o turismo. Visando a conservação e comodidade, o estado apresenta pontos maravilhosos para se visitar, tais como: Farol de Mãe Luísa, Centro de Turismo, Canto do Mangue, Centro Histórico, Parque das Dunas e Praça das Flores. Visitando os locais, turistas encontram museus, teatros, dunas, rios, construções históricas etc.

Sergipe

Mercado Municipal Thales Ferraz - Sergipe

O menor estado brasileiro traz grandes pontos turísticos, entre eles: Aracaju, Lago do Xingó, Pantanal de Pacatuba, Realengo, Brejo Grande, São Cristovão e Laranjeiras, Poço Redondo. Visitando os locais, o turista encontra lagos,belezas naturais, monumentos, festas, culinária, cânion, artesanato local etc.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook