Atualizado em: 20 julho 2011

Deserto de Atacama - Fotos, Hotéis e Transportes

As melhores dicas de viagens para ir ao Deserto de Atacama no Chile.

O Deserto do Atacama é considerado o mais alto e mais alto do mundo, com cerca de 1000 km de extensão. Essa é sem dúvida uma ótima opção de viagem de férias. Está longe de ser uma viagem com banho de mar ou com arranha-céus sofisticados, mas sim uma viagem com vulcões e estradas sem fim. Milhões de anos de transformações geológicas deram origem a cordilheiras, vulcões, salares e lagoas que se misturam a um céu sem nuvens, salpicado de estrelas e a uma flora e uma fauna únicas. Tudo isso, vale a pena conhecer.

Onde Fica

Localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru, o Deserto do Atacama, possui uma temperatura que varia de 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Por ser um lugar bastante alto, é conhecido por ser um deserto acima das nuvens, que esconde jazidas minerais e a maior reserva de cobre, lítio, nitrato e iodo do planeta.

publicidade:

Não há muitas cidades em volta ou perto do deserto, mas há algumas com poquíssimos habitantes, mas são muitos conhecidas, afinal acabam sendo um ponto de encontro para os viajantes. Uma delas é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto. À noite a cidadizinha é badalada, os bares e restaurantes ficam lotados, afinal é um ótimo lugar para combinar o que vai ser feito no dia seguinte.

Pontos Turísticos

O deserto é o destino dos turistas que adoram praticar trekking, montanhismo, montaria, off-road e mountain bike, e outros que também aparecem por lá são os arqueólogos. É possível encontrar salinas, gêiseres, vulcões, lagoas coloridas, vales verdejantes e canyons de água cristalina, além de múmias com mais de mil anos.

Veja abaixo alguns pontos turísticos que são preferência dos turistas:

– Vale da Lua e Vale da Morte: sem planta, sem ser-vivo. O primeiro trata-se de uma depressão no meio da Cordinheira do Sal. O segundo é escolhido para a prática de sandboard e para assistir ao pôr do sol.

– Cordilheira do Sal: lago, onde cujas placas tectônicas se elevaram pelos mesmos movimentos da crosta terrestre que originaram a cordilheira dos Andes

–  Chuquicamata: É onde está localizada a maior mina de cobre a cova aberta do mundo. Estar para se transformar em uma cidade fantasma, visto que sua população, atualmente de 13 mil habitantes, será inteiramente transferida para Calama nos próximos anos, de acordo com decisão do governo chileno

– Salar de Atacama: Planície de sal povoada por flamingos

– Igreja de San Pedro de Atacama: Construída em adobe e pintada de branco, foi inaugurada no século 17 no local onde o padre Cristábal Diaz de los Santos rezou a primeira missa na cidade em 1557.

São vários outros pontos turísticos que você poderá conferir pessoalmente visitando o Chile.

Pacotes

Você poderá encontrar diversos pacotes de viagens para o deserto em várias agências de viagens. Não há uma temporada específica para essa viagem, portanto a qualquer férias você pode marcar sua viagem.

No pacote você já vai encontrar tudo incluso: a passagem, hotel e passeios.

Veja o pacote em duas agências:

CVC – R$ 3.648,88

Intravel -Preço com consulta

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook