Modificado em: 4 junho 2012

Os 10 Maiores Acidentes de Avião no Brasil

Relembre e saiba um pouco mais sobre os maiores acidentes aéreos envolvendo aeronaves Brasileiras.
Você Sabia?
Aviões supersônicos podem alcançar uma velocidade equivalente a 1000 kmh, e atualmente são usados somente para fins militares.

Viajar de Avião, ainda é a maneira mais segura de se locomover.

Hoje em dia, viajar se tornou um dos passatempos preferidos de toda população mundial, sair da rotina, conhecer novas culturas ou visitar aqueles parentes distantes são alguns dos motivadores dessa prática. Também existem outros fatores que fazem com que as viagens tenho ficado tão populares, viagens comerciais são muito mais comum hoje em dia do que eram antigamente, a facilidade de se locomover entre grandes dimensões de território faz com que mais pessoas, façam viagens longas em menos tempo.

Comprovadamente, viajar de avião é a forma mais rápida e segura que conhecemos hoje em dia, com inúmeras companhias aéreas, e algumas passagens bem acessíveis a todas as classes, voar entre estados e até mesmo entre países se tornou muito fácil, e isso fez com que ficasse comum entrarmos em um avião e em questão de horas estarmos, literalmente, do outro lado do mundo. Porém, mesmo sendo a maneira mais segura de viajar, o modo aéreo ainda sim apresenta acidentes, claro que bem menores comparados a acidentes em autoestradas, mas ainda sim acidentes, e quase que em todas as vezes, esses acidentes tem dimensões catastróficas e é bem improvável que exista sobreviventes quando temos um acidente aéreo.

No Brasil, aconteceram alguns acidentes que chocaram e literalmente pararam o país. Os motivos para que aconteça um acidente dessa magnitude são muitos, falha humana, problemas na aeronave, condições de climas que atrapalham e até mesmo colisões são algumas das situações adversas que causam os acidentes aéreos
por comportar as vezes mais de 300 passageiros, sempre as tragédias aéreas são lamentáveis, sem contar que se o avião ao cair colidir com algum lugar habitado, seus danos e estragos podem ser bem maiores.

Acidentes aéreos no Brasil:

é bem difícil esquecer quando uma tragédia assim acontece, no Brasil alguns casos nunca saíram das cabeças da população, pois sempre que acontecem chocam todo país e até mesmo o mundo.
Vamos recordar, abaixo, os 10 maiores acidentes que aconteceram no Brasil.

1 – Julho de 2007, São Paulo – 199 pessoas morrem no choque de um Airbus A-320 da TAM que não conseguiu parar ao aterrissar no Aeroporto de Congonhas. Havia 187 pessoas a bordo. Doze pessoas em solo foram vitimadas.

2– Setembro de 2006, Mato Grosso – 154 pessoas a bordo do Boeing da Gol, entre tripulantes e passageiros, morreram no acidente com o jato Legacy;

Voo da TAM que se chocou contra o depósito da própria TAM em São Paulo.

3 – Junho de 1982, Serra da Aratanha (CE) – 137 pessoas morrem no choque de um Boeing 727-200 da Vasp contra uma montanha da Serra de Aratanha, a 30 km de Fortaleza.

4 – Julho de 1973, Paris – 123 pessoas morrem na queda de um Boeing 707 da Varig, a 1 minuto do destino, o aeroporto de Orly.

5 – Outubro de 1996, São Paulo – 99 pessoas morrem quando um Fokker-100 da TAM cai sobre o bairro do Jabaquara, Zona Sul de São Paulo.

6 – Abril de 1980, Florianópolis – 54 pessoas morrem no acidente com um Boeing 727 da Transbrasil.

7 – Junho de 1960, Rio de Janeiro – 53 pessoas morrem na queda de um Convair da Companhia Real na Baía de Guanabara;

8 – Dezembro de 1970, Rio de Janeiro – 37 pessoas morrem pouco antes antes do pouso de um Viscont da Vasp;

9 – Dezembro de 1959, Rio de Janeiro – 35 pessoas morrem no choque entre um Viscont da Vasp e um Fokker da Aeronáutica no aeroporto Santos Dumont;

10 – Maio de 2004, Manaus – 33 pessoas morrem na queda de um avião da Rico Linhas Aéreas que se se preparava para pousar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Esses são alguns dos acidentes que fizeram com que toda população se alarmasse, as empresas aéreas tiveram que passar por revisões e mais revisões, pericias e por testes em seus aviões.
Sempre é trágico quando acontece um desastre aéreo, mas ainda temos que nos lembrar que o modo de viagem aéreo ainda é o mais seguro, e seus índices de acidentes são bem menores que por exemplo, acidentes em auto-estradas.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook