Atualizado em: 22 setembro 2011

Lugares e todos os cuidados para fazer trilha em SP

Trilhas com cachoeiras, trilhas mais extensas e outras com espécies diferentes e raras de animais. Existem inúmeras trilhas em São Paulo, dentre elas algumas mais conhecidas pelos mochileiros.
Lugares para fazer trilha em São Paulo

Existem inúmeras trilhas espalhadas pelo estado de SP, todas esperando para serem exploradas. (Foto: Shutterstock)

Chegam as férias, chega o feriado, e muitas pessoas não sabem o que fazer para aproveitar. Alguns preferem ficar no conforto do lar e descansar, outras preferem viajar de avião para lugares distantes e outros aproveitam esses momentos para conhecer grande parte do estado a pé. Isso mesmo, claro que todo percurso não é realizado a pé, mas grande parte dele, é a chamada trilha, que é realizada na maioria das vezes por mochileiros.

Existem muitas pessoas que são mochileiros Brasil/Europa, mas não existem somente os mochileiros de rua. Muitos mochileiros decidem sair da rotina e curtir um pouco de ar puro que existe nas matas do estado de São Paulo. A maioria tem a ideia de realizar uma trilha, mas não sabe como proceder e nem pra onde ir. Primeiro, é preciso saber de alguns cuidados essenciais que se deve ter ao realizar uma trilha.

publicidade:

Cuidados ao fazer uma trilha

Fazer uma trilha é bem diferente de pegar a mochila e sair explorando os lugares, pelo contrário, é preciso muito conhecimento para não se perder no local e evitar certos imprevistos que tendem a acontecer.

Primeiramente, é preciso ter um instrutor ou alguém que conheça muito bem o lugar que você deseja ir. Ir sozinho e despreparado é extremamente perigoso e arriscado. A maioria dos lugares para se fazer uma trilha, são lugares mais desertos, com matos ao redor ou normalmente lugares que tenham cachoeiras.

[share]É preciso reunir o máximo de informações que você conseguir do local que você pretende ir para fazer uma trilha. Quanto mais informação você tiver do lugar, melhor será sua viagem. Procure saber também sobre todos os meios de transporte do local e para chegar nele, além de pesquisar sobre lugares para hospedagem, existindo desde hostels, campings até albergues em aeroportos. Caso não queira dormir e realizar uma trilha de apenas 1 dia, verifique todas as informações sobre a trilha desejada e procure pessoas que já conhecem esse percurso.

Lugares para fazer trilha em SP

O estado de São Paulo possui lugares lindos e especiais para realizar trilhas com albergues em SP mesmo. Mas muitas pessoas ainda desconhecem. Para mochileiros de primeira viagem, reunimos algumas trilhas que podem ser feitas. Confira informações sobre cada, e escolha a que mais lhe agradar.

Trilha do Pai Zé, Trilha da Bica e Trilha do Silêncio

Trilha do Pai Zé no Pico do Jaraguá

A Trilha do Pai Zé se encontra entre a vegetação que acaba levando ao topo do pico do jaraguá. Com suas belezas estonteantes e trilha muito bem feita, a trilha do Pai Zé é extremamente conhecida pelos mochileiros de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Trilha do Silêncio no Pico do Jaraguá

A Trilha do Silêncio também se encontra na região e é conhecida por ser especialmente desenvolvida e instalada para passeio com grupos de terceira idade, e portadores de necessidades especiais. (Foto: Divulgação)

Trilha da Bica no Pico do Jaraguá

A Trilha da Bica é a primeira de todas e encanta todos que por alí passam, com os sons da natureza e dos bichos, nela ensinam ecologia para crianças de 8 a 10 anos de forma mais lúdica. (Foto: Divulgação)

Essas trilhas estão localizadas no Pico do Jaraguá, mais especificamente na Estrada Turística do Jaraguá, que se liga à Via Anhanguera no km 14.

Trilha da Prainha Branca

Trilha da Prainha Branca

Essa trilha é a que leva a famosa prainha branca, que é responsável por atrair milhares de mochileiros do estado de São Paulo. Para chegar até a prainha branca é preciso percorrer a trilha. A caminhada tem uma duração de 30 minutos mais ou menos. Essa trilha está localizada na prainha branca, mais especificamente em Bertioga, litoral de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Trilhas da Ilha Anchieta – Trilha do Saco Grande e Trilha da Praia do Sul

Trilha do Saco Grande na Ilha Anchieta

A Trilha do Saco Grande tem início na praia e percorre uma área que é direcionada a estudos e a pesquisas, seguindo em direção a um quartel antigo onde morreram soldados e civis na rebelião de 1952. No final da trilha os mochileiros se deparam com um mirante de ilhas da região e se deparam também com o mar aberto. Em dias de sol com muita claridade é possível ver tartarugas marinhas e muitas belezas espalhadas durante o trajeto. (Foto: Divulgação)

Trilha da Praia do Sul da Ilha Anchieta

A Trilha da Praia do Sul está lotada de mata e histórias sobre a fauna e a flora do lugar, sendo fonte de muitos estudos acadêmicos. Na metade da trilha existe um mirante que dá vista para toda a enseada. A trilha termina em uma praia paradisíaca com água cristalina e muito convidativa para um mergulho. (Foto: Divulgação)

Essas duas trilhas estão localizadas na Ilha da Anchieta, localizada no Litoral Norte de São Paulo, município de Ubatuba, em frente à Praia da Enseada e do Saco da Ribeira.

Trilha do Mirante da Anta 

Trilha do Mirante da Anta

A Trilha da Anta proporciona para quem a visita uma bela vista panorâmica da sede do Parque Estadual Intervales e da região do município Ribeirão Grande. A trilha começa na pousada Pica-Pau e depois cruza uma área de Floresta atlântica de encosta fechada, onde o visitante poderá, com alguma sorte, encontrar pegadas de onças-pardas e antas. O percurso dura aproximadamente 2 horas e meia e todos os visitantes poderão observar além da paisagem natural, muitas espécies de aves. Possui uma flora extremamente rica tendo árvores como canela, embaúba e o manacá, árvores que se tornam inesquecíveis na primavera, devido a beleza das flores. (Foto: Divulgação)

A trilha está localizada no município de Ribeirão Grande, na Estrada Municipal, km 25. O acesso é pela Rod. Castelo Branco até o trevo de Tatuí/Sp-127 Itapetininga/Capão Bonito/Rod. Sp-181 seguindo até Ribeirão Grande.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook