As férias já estão rolando e você ainda não sabe pra onde ir nesse verão? Tá perdendo tempo! Uma excelente dica é ir para Juréia.
Não conhece? Então se liga.
São cerca de 230km de São Paulo. O acesso é feito pela Regis Bittencourt e SP 222 e mais 17 km de estrada de terra e 15 minutos de balsa.
A bela paisagem, as fortes ondas e as areias monazíticas compensam o esforço.
Voce está na estação ecologica Jureia – Itatins
Abrange osmunicipios de Iguape,Peruibe, Itariri e Miracatu e confronta-se, ainda, com o de Pedro de Toledo.
Foi criada pela lei n 5.649, protegendo cerca de 80 mil hectares de Mata Atlantica e seus ecossistemas associadas de praia, costão rochoso, manguezal, restinga, banhado e vegetação de altitude.
Estes ambientes abrigam uma fauna rica e diversificada com especies exclusivas( endêmicas) e outras ameaçadas de extinção,tais como, jacutinga, tucanos, papagaio de cara roxa, gavião pega-macaco, onça pintada, jacutinga, bugis e mono carvoeiro.
Suas paisagens notáveis estào moldadas pela serras que lhe emprestam o nome de origem indígena, Juréia (promontório) e Itatins (narizes de pedra- ref aos afloramentos rochosos) pelos diversos rios encachoeirados, longos e sinuosos, suas planícies e pelo mar.
Neste meio convive com a natureza uma população caiçara,subsistindo e conservando práticas de construção tradicionais bem como agricultura e pesca.
A estação propicia principalmente, opurtunidades para pesquisas, assegura a preservação e o desenvolvimento da cultura caiçara e, entre outras atividades, favorece a educação ambiental vivenciada. A experiencia de implantação desta unidade de conservação de grande porte é pioneira e os esforços da administração mostra que a Estação Ecológica tem cumprido seu papel.
Como resultado temos a preservação da ultima grande extensão continental em São Paulo de restingas e e floresta atlantica de planície. Os demais ecossistemas constituem um mosaico extraordinário configurando inúmeros ambientes nos quais encontramos população viáveis de grandes faunas e está assegurada uma biodiversidade inestimável no contexto regional, a estação se integra com remanescentes da mata atlantica especialmente protegida no sistema de conservação do Vale do Ribeira.
É importante ressaltar que a estação ecológica Juréia-Itatins é considerada pela Onu reserva da Biosfera da Mata Atlantica e está inserida em um dos Sítios do Patrimonio Natural da Humanidade (Unesco) existentes no Brasil- os demais são Pantanal – Parque das Cataratas do Iguaçu, parque Rosan( Amazonia)e Matas da Costa do Descobrimento.
Querendo ir pra lá? Segue algumas sugestões de pousadas bem interessantes!