Itinerários Ônibus Guarulhos

EMTUMudanças no Itinerário:

Passam a ser operadas pela Guarulhos Transportes:

  • 492 – Recreio São Jorge/Bom Clima (via Jardim Rosa de França)
  • 572 – Recreio São Jorge/Bom Clima (via Jardim Moreira)
  • 372 D – Recreio São Jorge/Jardim do Papai (via rua Paquita)
  • 429-1 – Jardim Monte Alto/Centro (via Jardim Cambará e Jardim Palmira)
  • E 9 – Recreio São Jorge/Shopping Internacional

Passam a ser operadas pela Vila Galvão:

  • 9 – Vila União/Praça da Saudade (via Parque Primavera)
  • 9 A – Parque Mikail II/Centro (via avenida Tiradentes e avenida Monteiro Lobato)
  • 9 AE – Parque Mikail/Shopping Internacional
  • C 01- Praça Oito de Dezembro/Cidade Satélite de Cumbica (via Jardim São João e Parque Cecap)
  • C 02 – Praça Oito de Dezembro/Cidade Satélite de Cumbica (via Jardim Bela Vista e Parque Cecap)

Para conferir todas as mudanças, acesse aqui.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) se trata de uma empresa vinculada ao Governo do Estado de São Paulo responsável pelo transporte intermunicipal rodoviário nas regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, sendo que transporta cerca de 635 milhões de passageiros anualmente. A criação da empresa nasceu de uma iniciativa do Governo Federal no ano de 1970 com o intuito de que cada região metropolitana do país tivesse uma empresa responsável pelo planejamento e gerenciamento dos transportes urbanos.

A EMTU/SP foi criada no dia 13 de dezembro de 1977 pela Lei Nº 1.492, sendo vinculada à Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (EMPLASA) no ano de 1980. Já no ano de 1987 a empresa passou por um projeto de recriação, recebendo a atribuição de gerenciamento e fiscalização do Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros por ônibus nas regiões metropolitanas, até então atribuída ao Departamento de Estradas de ÔnibusRodagem do Estado de São Paulo. Nos dias de hoje a empresa está subordinada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, atendendo um total de 67 municípios.

Monitorar o transporte público, fiscalizar todos os transportes intermunicipais privados nas regiões metropolitanas como van, ônibus e transporte escolar são responsabilidade da empresa de transportes. A EMTU desenvolveu sistemas de transportes nas três regiões metropolitanas, distribuídos em Serviço Regular, que possui linhas gerenciadas por empesas privadas, por modalidade “concessão” ou “permissão”, ligando no mínimo duas cidades da mesma região metropolitana.

Os ônibus urbanos são encontrados nas cores vermelho, azul e cinza, onde as pessoas podem circular sentadas ou em pé. O Serviço Seletivo é similar ao primeiro pois os ônibus são encontrados nas cores cinza e vermelho, mas em compensação os percursos são mais longos e só é permitida a circulação de pessoas sentadas. Para maiores informações acerca de horários e itinerários, basta entrar no endereço eletrônico da EMTU clicando aqui.