Atualizado em: 16 julho 2011

EPTC Itinerários - Horários

A Empresa Pública de Transporte e Circulação foi criada para regularizar e fiscalizar os transportes públicos de Porto Alegre. Obtenha aqui mais informações.

EPTCA Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foi criada pela Lei nº 8.133 de 13 de janeiro de 1998 com o objetivo de regularizar e fiscalizar os transportes públicos da cidade de Porto Alegre situada no estado do Rio Grande do Sul, além das atividades relacionadas ao trânsito na cidade. Para isso a EPTC foi criada com base nas tendências internacionais de municipalização da mobilidade urbana. A estrutura da EPTC é hierarquizada sendo que no topo da hierarquia encontramos o Gabinete do Diretor Presidente, a Assessoria Jurídica, a assessoria de Trânsito, a Assessoria de Comunicação, a Assessoria dos Sistemas de Gestão, a Assessoria Parlamentar, a Assessoria Comunitária e a Coordenação de Apoio à JARI.

Logo abaixo encontramos as diretorias que conta com a Diretoria Administrativa e Financeira, a Diretoria de Transportes e a Diretoria de Trânsito e Circulação. Abaixo das diretorias estão as áreas específicas de gerência onde encontramos a Gerência Administrativo-financeira, a Gerência de Recursos EmpresaHumanos e a Gerência de Infraestrutura e Logística respondendo diretamente à Diretoria Administrativa e Financeira; a Gerência de Projetos Estratégicos de Mobilidade, a Gerência de Planejamento e Operação de Transporte e a Gerência de Controle da Operação de Transporte que respondem diretamente à Diretoria de Transportes; e a Gerência de Planejamento de Trânsito e Circulação, Gerência de Mobiliário e Sinalização Viária e Gerência de Operações e Fiscalização que respondem diretamente à Diretoria de Trânsito e Circulação.

publicidade:

A EPTC atua com o Sistema de Transporte Integrado (TRI), que é um sistema de bilhetagem eletrônica que consiste na arrecadação automática da passagem de ônibus em substituição às antigas carteiras de identificação e os cartões de crédito eletrônicos. Isso permite que Porto Alegre tenha um sistema bem mais evoluído se comparado com diversas outras cidades que ainda utilizam os sistemas convencionais. O Sistema ainda integra os itinerários e beneficia os usuários que para fazer um trajeto precisam utilizar mais de uma linha com descontos, levando em conta o conceito de Passagem Integrada, onde o usuário paga o valor inteiro da primeira passagem e ganha 50% de desconto na outra.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook