Atualizado em: 14 julho 2011

Cidades Históricas de Minas Gerais

Conheça aqui as cidades históricas de MG e ainda veja as fotos de todas elas
Para conhecer a história do Brasil não tem como não falar em Minas gerais. O estado foi o palco de muitos acontecimentos em todas as épocas que marcaram o país. São várias cidades que carregam a responsabilidade de contar um pouco a nossa história. São verdadeiras relíquias, que contém um rico acervo artístico e arquitetônico.

Ouro Preto, Sabará, Mariana, Congonhas, São João Del Rei, Caeté e Tiradentes foram marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência mineira, portanto são cidades que nos oferece muita cultura em cada esquina em que se passa.

Conheça logo abaixo um pouquinho da história de cada cidade citada acima:

Ouro Preto

A cidade mais famosa de Minas quando se fala em cidade histórica. Ela é muito famosa pela sua arquitetura colonial portuguesa. É a mais visitada em todos os circuitos turísticos que o estado de Minas Gerais possui.

O que visitar?

Igrejas de Santa Efigênia, do Pilar e São Francisco de Assis. Museus do Aleijadinho, Casa dos Contos, Inconfidência, Mineralogia, Oratório e Casa da Ópera.

Sabará

Está ligada à descoberta de ouro na região, então conhecida como Sabarabuçu, em finais do século XVII, além também de possuir um dos mais notáveis acervos de igrejas setecentistas de Minas.

O que visitar?

Capela de Nossa Senhora do Ó, Matriz da Conceição, Museu do Ouro, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Teatro Municipal, Chafariz do Caquende.

Mariana

Também uma ótima opção de turismo, Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Já século XVII tornou-se uma das maiores cidades produtora de ouro para a coroa Portuguesa. Hoje a cidade oferece um paisagem arquitetônica  e pinturas lindíssimas, além de vários passeios.

O que visitar?

Praça de Minas Gerais, onde está o Pelourinho, a antiga Casa da Câmara e Cadeia, Igrejas São Francisco e Nossa Senhora do Carmo. Catedral da Sé e Rua Direita.

Congonhas

Onde está localizado várias obras do principal artista barroco brasileiro. Cidade que vale a pena conhecer. O lugar mais visitado é o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

O que visitar?

Passos da Paixão, Profetas, Basílica, Sala de Ex-votos, Romaria e Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

São João Del Rei

Uma das cidades mais visitadas de Minas, São João Del Rei possui uma vasta gama arquitetônica, na qual não se restringe apenas ao Barroco, mas também a várias linhas arquitetônicas.

O que visitar?

Igreja São Francisco de Assis e Museu Ferroviário. Igreja Nossa Senhora do Carmo, Matriz do Pilar, Museu de Arte Sacra, Solar dos Neves, Nossa Senhora do Rosário, Rua da Cachaça, Beco do Cotovelo.

Caeté

Possui muitos patrimônios artísticos e arquitetônicos, no qual, são bem conservados.  Sua história tem grande importância desde o ciclo do ouro, guardando importantes episódios, como a Guerra dos Emboabas.

O que visitar?

Santuário católico no alto da Serra da Piedade. Está entre as 10 cidades ideais para a pratica de atividades radicais.

Tiradentes

É uma cidade-monumento. Conhecida por todo o Brasil a cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil.

O que visitar?

Museu Padre Toledo, Matriz de Santo Antonio, Igreja do Rosário e principais pontos turísticos como Chafariz de São José e Largo das Forras


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook