Atualizado em: 30 junho 2011

Carapicuíba: Fotos e História da Cidade

A cidade de Carapicuíba é um município do estado de São Paulo. Sendo que a cidade faz parte da região metropolitana da capital, São Paulo. Carapicuíba fica uns 29 km distante da capital. A cidade se tornou município em 1964, quando se emancipou de Barueri.

Carapicuíba tem uma população de 369.908 habitantes e um clima subtropical.

publicidade:

O nome da cidade tem origem no tupi – guarani e quer dizer “aquele que se resolve em poços”, que era o nome dado pelos índios ao ribeirão que cortava a cidade.

Carapicuíba foi uma das doze aldeias fundadas pelo padre José de Anchieta em 1580. Era na época ponto de passagem e parada dos bandeirantes que iam em direção ao interior.

Em 1590, o dono de terras na região, Afonso Sardinha, mandou construir uma capela. Mas só em 1770 é que se começou a construir casas e um pequeno comércio local, ao redor da capela. Nesta mesma época, espetáculos de folclore eram exibidos lá; fato que fazia a Aldeia de Carapicuíba ser o maior centro de folclore do estado na época.

Em 1854 o Barão de Iguape comprou as terras na região e as chamou de fazenda Carapicuíba. Que foi vendida em 1923 a Delfino Cerqueira, que mais tarde mandou lotear e construir ruas na mesma. Mas foi a chegada da estrada de ferro Sorocabana em 1875 que trouxe desenvolvimento à cidade. Porém a primeira estação de desembarque só foi construída em 1921.

Nesta época muitos funcionários da ferrovia e de um abatedouro local fixavam residência no vilarejo.

O município de Carapicuíba se destaca por sua boa receptividade aos povos que lá decidiram morar. Em 1928, sessenta famílias japonesas cultivavam as terras arrendadas, pois a região possuía um clima excelente. Já com a segunda guerra mundial a cidade recebeu novos imigrantes. Desta vez foram russos, poloneses e ucranianos, sendo que todos eles se dedicaram a agricultura também.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook