Atualizado em: 31 janeiro 2012

Cataratas do Iguaçu – História e descobrimento

Além de proporcionar momentos inesqueciveis, as Cataratas do Iguaçu é um dos espaços turisticos mais apreciados, e é reconhecido com uma das maravilhas do mundo. Saiba mais sobre seu descobrimento, origem e administração.

Uma das sete maravilhas do mundo, uma área extensa com um conjunto de mais de 270 quedas de água na Bacia do Rio Paraná. Você vai saber um pouco mais sobre a História e descobrimento das Cataratas do Iguaçu que está localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e o Parque Nacional Iguazú, no lado argentino da divisa. São mais de 240 mil hectares com um espaço natural totalmente formidável. As cataratas são formadas por turbilhões de águas que são lançadas pela elevação das escarpas de basalto, que assim cria um espetáculo único para quem visita, e quer descobrir novas aventuras.

Cataratas do Iguaçu - História e descobrimento

Respeito ao meio ambiente, o espaço tens imagens incrivéis, fruto das belezas naturais em um ambiente unico e exclusivo no nosso país. (Divulgação)

Descobrimento

Geologicamente, a formação da região é estimada a 150 milhões de anos atrás para a sua criação sendo que o fenômeno da formação geográfica das cataratas, só teve seu inicio aproximadamente 200 mil anos atrás. Segundo a história, o primeiro europeu a encontrar as Cataratas em 1542, foi o espanhol Álvar Nunez, sendo que até hoje, nas Cataratas, há uma placa em sua homenagem pelo descobrimento da área quando em sua segunda viagem a America do Sul, descobriu uma das maravilhas do mundo até então escondida.

publicidade:

Origem

A Origem do nome “Iguaçu” vem da etimologia Tupi-guarani, e tem o significado de “água grande”, e cataratas é basicamente a formação pelas quedas do rio Iguaçu, que tem uma vazão media em torno de 1.500 m³ por segundo, variando um pouco em tempos de seca e também nas cheias. Os maiores volumes das águas nas Cataratas acontece entre os meses de outubro até março onde a elevação do volume é bem maior.


Veja a galeria com as fotos das Cataratas do Iguaçu


Administração das Cataratas

Em 1999, foi criada uma administração interna através de uma empresa que leva o nome das Cataratas do Iguaçu, e te como missão operar e agregar valores ainda mais as riquezas naturais no Parque Nacional, e claro ampliar ainda mais a atratividade turística com melhores qualidades para os visitantes. Este projeto foi criado no começo dos anos 90, onde foi feito todo um estudo para modernizar ainda mais e acelerar o processo para receber visitantes do Brasil e do mundo para conhecer esta maravilha. Foi Realmente um desafio, pois até então o nosso país pouco fazia para melhorar os atrativos em relação a cultura e turismo no Brasil. Até o fundamento da licitação publica que resultou neste desafio que já tem 13 anos de história, e revitaliza ainda mais as belezas naturais  e amplia os espaços para você poder conhecer uma dos lugares mais incríveis e formidáveis do mundo, as Cataratas do Iguaçu.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook