Caminho do Vinho – Um ótimo ponto turístico em Curitiba

Caminho do VinhoPortal do Caminho do Vinho em Curitiba São José do Pinhais (Foto: Divulgação)

Um pedacinho da Itália no Brasil. É o que se pode ver no Caminho do Vinho, em Curitiba. O bom vinho deve ser apreciado sempre que possível, em momentos a dois, com os amigos, em família aproveitando e sentindo cada gole.

Existe um lugar em que tudo isso é possível. Lá na Colônia Mergulhão, em São José dos Pinhais, no capital de do estado do Paraná Curitiba. Turistas poderão encontrar diversos tipos de vinho ao cruzarem o Caminho do Vinho, um lugar atraente e ambiente agradável.

Localizada na região metropolitana de Curitiba, a Colônia Mergulhão foi criada por imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no século XIX e partiram, pois não se adaptaram, a partir daí a tradição italiana de produzir vinhos nessa área nunca mais foi deixada para trás.

O início do Caminho do Vinho

No ano de 1998 o potencial turístico de São José dos Pinhais foi sendo descoberto, percebeu-se que seria possível transformar o lugar agradável e um ponto de parada para os visitantes que adentrassem a cidade. No ano seguinte reuniões com a comunidade existente no local foram dando inicio ao Caminho do Vinho.

Antes, cada orador a maior parte dos moradores produziam seus vinhos para consumo próprio e na porta de suas casas vendiam parte da produção, até que uma associação entre moradores e prefeitura deu inicio ao ponto turístico Colônia Mergulhão. O turismo aumentou e o Caminho do Vinho passou a ser visita obrigatória para quem passa por ali. Os apaixonados por vinho incluem no roteiro a passagem pelo Caminho. A tecnologia chegou junto com a movimentação da região e hoje a produção dos vinhos ocorre em larga escala.

casa bella

Casa Bela: para quem adora pães, doces, salgados e bebidas. A casa comporta até 70 pessoas (Foto: Divulgação)

Mas não é só vinho

O Caminho do Vinho virou tão famoso que precisou se adaptar ao que o público visitante buscava. Não só um bom vinho poder ouvir boa música, ter comida agradável, atividades de entretenimento também era o que os turistas procuravam.

As adaptações foram sendo feitas para melhor atender, hoje é possível encontrar bares, cafés restaurantes e um museu que tem entrada gratuita. Os proprietários perceberam que oferecer diversos serviços faria com que os visitantes permanecessem no local por mais tempo.

Existem algumas chácaras de lazer também ficam disponíveis para os turista do Caminho do Vinho, porém com prévia reserva. O único que é possível visitar sem antes reservar é a chácara de lazer Recanto

Inspiração, que aos domingos cobra R$ 10,00 pior pessoa. A cada vinícola que passa é possível degustar verdadeiras delicias da cozinha italiana. Dá para passa o dia todo por lá com tranquilidade, andar à cavalo comer bem e tomar vinho de qualidade. Não perca tempo e vá para o Paraná conhecer o magnífico Caminho do Vinho.

Chegue até lá

Quer visitar o Caminho do Vinho em Curitiba? Siga pela rodovia BR-376, pegar a saída do Trevo do Bradesco e entrar na rua que inicia ao lado do banco. Há diversas placas orientando os turistas.

Existe outra opção. Você pode utilizar a Linha Turismo que sai do Shopping São José, a rua  Izabel A Redentora, 1434. O tour custa R$ 15,00 e crianças menores de 5anos não pagam passagem. Essa é uma opção que vale a pena, o passeio tem ótimas paisagens.

Confira os horários de funcionamento da linha aqui: http://www.sjp.pr.gov.br/caminhodovinho