Atualizado em: 13 agosto 2012

5 dicas de viagem como "mochileiro"

Se estiver pensando em fazer a sua primeira viagem como mochileiro, nós preparamos algumas dicas para você não cair em uma furada.
Dicas para os mochileiros

Antes de decidir colocar a mochila nas costas e o pé na estrada, é muito importante planejar algumas coisas, como documentação, hospedagem e alimentação.

Muitas pessoas acreditam que uma das melhores coisas da vida é poder viajar e conhecer vários lugares do mundo. Atualmente, muitos jovens brasileiros estão preferindo deixar as malas de lado para levar apenas uma mochila nas costas e cair em algum lugar do mundo. Conhecido como mochileiros, as pessoas que gostam desse estilo de viagem, onde a principal meta é viajar para lugares novos sem gastar muito dinheiro, precisam se organizar para não fazer desse momento uma grande dor de cabeça. Para te ajudar a não cair nessa furada, separamos  5 dicas de viagem para mochileiro.

Confira as 5 dicas

Quanto posso gastar

Como toda viagem, é essencial que você saiba o quanto pode gastar, mesmo sendo um mochileiro. Depois de definir o local onde você vai viajar, pegue uma caneta, papel e comece a anotar os gastos que você vai ter com a viagem, como o transporte, alimentação e uma grana extra para eventuais problemas. Para ficar mais fácil, veja o local aonde você vai se acomodar, como albergue e camping, e confira quais são as alternativas de meio de transporte para os lugares que deseja visitar. E também não se pode esquecer de colocar na lista os gastos com comida.

publicidade:

Documentação e vacinas

Além de ver o quanto você pode gastar, os mochileiros também tem que se preocupar com mais duas coisas muito importantes: documentação e vacinas. Dependendo do país que você vá visitar, eles pedem uma série de coisas para os turistas. Por isso, tente saber se para visitar o país você precisa apresentar passaporte. Além da documentação, é sempre recomendável que também se informe se existe a necessidade de tomar alguma vacina.

O que comer

Um dos principais gastos durante qualquer viagem é em relação a alimentação. Como todo bom mochileiro, é sempre bom comprar alimentos de supermercados, já que a maioria dos albergues disponibiliza uma cozinha coletiva. Caso não queira cozinhar, outro meio é perguntar para os nativos sobre os melhores lugares para comer sem gastar muito.

Onde ficar

Juntamente com a documentação e os gastos, é preciso que um mochileiro pesquise as acomodações que tem onde vai visitar. Entre algumas possibilidades, a que mais agrada os jovens viajantes são os albergues, que oferecem uma boa acomodação com um preço bem acessível, além da possibilidade de conhecer muitas pessoas diferentes.

O que levar

Diferentemente de uma viagem convencional com várias malas, o mochileiro dispõe de apenas uma mochila. Por conta disso, é necessário que se leve apenas os itens necessários, como roupas, produtos de higiene pessoal e, principalmente, um bom mapa. Não tente levar a casa inteira dentro de uma mochila, já que depois vai ser você que vai aguentar o peso dela nas costas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook