Atualizado em: 19 setembro 2011

Bob Esponja pode afetar atenção e aprendizado de crianças

Segundo estudo realizado pela revista médica Pediatrics, o desenho Bob Esponja pode prejudicar no desenvolvimento de crianças de 4 anos de idade. Saiba o porquê e outros detalhes.

Está cada vez mais difícil descobrir o que é bom e o que é ruim para o aprendizado dos filhos. Atualmente, a censura com relação a programas de televisão são controladas pelos pais, que são sempre avisados sobre a faixa etária através do próprio programa. Mas existem alguns desenhos que podem fazer mal, fato que nunca passa na cabeça dos pais.

Malefícios do desenho

De acordo com estudo divulgado nesta segunda-feira (12/09) da revista médica Pediatrics, o desenho Bob Esponja pode prejudicar a atenção e o aprendizado das crianças que possuem 4 anos de idade.

publicidade:

O estudo reuniu 60 crianças, que foram separadas em grupos, sendo um colocado para assistir o desenho Bob Esponja e o outro para assistir “Caillou”, outro desenho diferente de Bob Esponja. A grande diferença entre os dois, é que o desenho Bob Esponja é rápido e Caillou mais devagar, uma das características que prejudica no desenvolvimento das crianças, a velocidade.

Veja também

Após assistir os desenhos, as crianças foram submetidas a um teste para verificação das funções mentais. Ao terminar o teste, as crianças foram instruídas a prática de atividades, e a conclusão foi que as crianças que assistiram Bob Esponja tiveram pior desempenho. Além desse, também foi realizado outro teste que mostra a impulsividade das crianças, o que mostrou que o desenho do Bob Esponja também deixou as crianças mais aceleradas e ansiosas.

Um episódio completo do desenho Bob Esponja dura em média 22 minutos, o que seria ainda mais nocivo para a saúde das crianças. Embora esse estudo tenha chegado a tal conclusão, ainda são necessários outros estudos mais específicos para verificar realmente se o desenho causa esse efeito. Ao contactar o responsável pela transmissão do desenho, ele afirma que a faixa etária de Bob Esponja é de 6 a 11 anos de idade. O problema principal encontrado no desenho é a rapidez com que as cenas se reproduzem, o que seria um malefício em crianças de 4 anos que ainda se encontram em pleno desenvolvimento mental.

O desenho Bob Esponja

O desenho conta a vida e as histórias de uma esponja de calça quadrada e de seu fiel companheiro Patrick, uma estrela do mar. Além deles, o desenho também conta com diversos personagens, como o ranzinza Lula Molusco, o patrão de Bob Esponja, o Sr. Sirigueijo e a amiga companheira Sandy.

Bob Esponja é visto não apenas por crianças, mas por muitos adultos que se divertem com as trapalhadas dessa esponja e seus companheiros. Cada episódio do desenho conta uma aventura vivida pela esponja, que adora se meter em confusões e enrascadas no fundo do mar.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook