Atualizado em: 22 agosto 2012


Renato Aragão (Didi): Carreira, Filmes, Programas

Renato Aragão um ator, diretor, produtor, comediante, humorista, escritor, apresentador, cantor e palhaço brasileiro, famoso por liderar a série Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980.
Você Sabia?
Conhecido como Didi Mocó seu principal personagem na TV, também é advogado, formado em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1961.

Renato Aragão muito conhecido pelos programas Os Trapalhões

Carreira

Quando estudava Direito no interior do Ceará, Antônio Renato Aragão jamais poderia imaginar a fama que teria no futuro com um personagem simples, ingênuo e acima de tudo bem humorado, o Didi. Nascido em 1936, o ator acumula também as funções de diretor, produtor, escritor, cantor e apresentador.

Apesar da formação acadêmica como advogado, aos 24 anos Aragão venceu um concurso da TV Ceará e se tornou realizador de programas televisivos, nas áreas de direção e produção. Logo, passou a trabalhar como ator. Aos 28 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, mudança essa que determinaria os passos seguintes de sua carreira.

Programas

Na capital carioca, foi contratado pela TV Tupi e posteriormente pela TV Excelsior, onde teve a chance de criar seu próprio programa humorístico, Os Adoráveis Trapalhões. A fórmula, bem sucedida na época, marcou toda a trajetória do humorista, e se tornou consagrada em 1974, com a estreia de Os Trapalhões na TV Tupi.

No clássico programa, Aragão assumiu a identidade de Didi Mocó, um atrapalhado personagem que passava por situações engraçadas ao lado dos companheiros Dedé, Mussum e Zacarias.

Filmes

O quarteto estrelou vários filmes de grande sucesso, principalmente na década de 80, entre eles os premiados O Cangaceiro Trapalhão, Os Vagabundos Trapalhões, e Os Trapalhões e a Árvore da Juventude. Aragão filmou também com Pelé, no Maracanã, em Os Trapalhões e o Rei do Futebol, longa metragem de 1986.

A empresa responsável pela produção dos filmes, programas de televisão e shows dos Trapalhões era a Renato Aragão Produções Artísticas Ltda. O grupo entrou até para o Guinness, o livro dos recordes, como o humorístico brasileiro de maior tempo no ar na televisão. No entanto, depois do falecimento de Zacarias e Mussum, Aragão passou a um novo formato de programa, com A Turma do Didi, na Rede Globo.

Prêmios na Carreira

Entre os reconhecimentos que recebeu em sua carreira, destacam-se os títulos de Cidadão e de Personalidade Ilustre do Estado do Rio de Janeiro. Outra de suas grandes realizações foi se tornar representante especial e embaixador da UNICEF, por sua luta em favor da infância brasileira. Também foi condecorado chanceler da Ordem do Rio Branco e oficial da Ordem Nacional do Mérito Educativo.

Nos anos 90, recebeu o título de Cidadão Paulistano. Em 2011, foi homenageado pela escola de samba X-9 Paulistana, com o enredo “De eterna criança a embaixador da esperança: Renato Aragão, Didi Trapalhão”.

Fotos de Renato Aragão ( Didi)

didi-trajetoria_f_001didi cupidodidi(1)didi-1212didi-81didi-12didi_606didi6didi5Aventuras do Didididi2did328_556-alt-000renato4

Relembre o programa os Trapalhões


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook