Atualizado em: 4 fevereiro 2010

Operação de Risco – RedeTV

Seguindo a tendência mundial de que cada vez mais programas no formato “reality show” estarão mais presentes nas grades das televisões, o programa “Operação de Risco” da Rede TV, tem tudo para se destacar.

publicidade:

O programa mostra o dia-a-dia das operações policiais como realmente acontecem. Do nascimento do crime até sua resolução, da estratégia policial até a ação propriamente dita, tudo é acompanhado em tempo quase real.

Durante o ano de 2008, os produtores acompanharam as histórias das três polícias do Estado de São Paulo: Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica. São mostrados para o público operações policiais contra a pirataria, tráfico de drogas, roubos, perseguições, tudo de forma dinâmica e real.

Para captar imagens da polícia agindo de forma tão espontânea, a equipe do programa, mergulhou de cabeça nesse universo. Cada operação foi acompanhada por no mínimo três e às vezes até seis câmeras. Todos eles passaram por treinamento nas academias das polícias Civil e Militar e tiveram de utilizar coletes à prova de bala durante as gravações. Em momentos críticos, as imagens eram feitas por meio de microcâmeras embutidas no cinto dos policiais. “Se um lance importante fosse perdido, não dava simplesmente para parar tudo e pedir para repetir a cena”, diz Mônica Pimentel, diretora artística da RedeTV.

No entanto, o atrativo de programas como “Operação de Risco” não está somente na ação ou na adrenalina. Eles levam o espectador a se sentir menos desamparado diante da violência das metrópoles. “É um modo de as pessoas perceberem que a polícia existe e está fazendo seu papel, ainda que de maneira silenciosa”, diz o ex-coronel da PM paulista José Vicente da Silva Filho em entrevista à revista Veja.

O programa “Operação de Risco” vai ao ar toda segunda-feira às 21h45 na Rede TV.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook