Atualizado em: 20 abril 2010

Brasil Urgente – Datena

Quem nunca ouviu falar neste programa que surgiu para mostrar o Brasil como ele é. Sem máscaras. Sem rodeios e sem cortes? Foi com essa proposta que surgiu na televisão brasileira o Brasil Urgente, um programa de cunho jornalístico e investigativo, exibido na Band e apresentado por José Luz Datena que estourou em liderança de audiência.

publicidade:

Foi concorrente de outros programas como o Cidade Alerta na Record e o Repórter Cidadão na Rede TV! Estes programas têm em comum o dinamismo. O tempo inteir, entra nova matérias de cunho policial recheadas de opiniões dos próprios apresentadores..

Assim também é o Brasil Urgente. Um telejornal com bastante entradas ao vivo de repórteres e entrevistas, onde  também se usa muito o helicóptero para captar imagens inusitadas e fazer, em tempo real, a a cobertura de tragédias e desastres que estejam acontecendo na cidade.

Durante o programa, Datena também aborda sobre crimes que chocaram o país, misturando a programação ao vivo com matérias gravadas sobre crimes hediondos e bizarros.

Geralmente, após a exibição destas, o apresentador se mostra indignado e culpa todo os sistema pela criminalidade no país. Uma peculiaridade de José Luiz Datena é criticar os governantes e autoridades, pedindo que ajam em favor de uma sociedade menos violenta.

Campeão de audiência, o Brasil Urgente foi o único da categoria que conseguiu se manter e firme nas audiências. Atribui-se esse sucesso à seriedade que o próprio apresentador passa quando aborda casos polêmicos.

O Brasil Urgente estreou no início de dezembro de 2001, apresentando inicialmente pelo jornalista Roberto Cabrini. Em 2003, com a saída do jornalista, entra recém-contratado José Luiz Datena, que tomou a frente o programa.

No mesmo ano Datena , junto com outros apresentadores de programas e autoridades políticas, sfreu ameaça de morte feita por falsos integrantes do grupo criminoso do Primeiro Comando Vermelho, mas depois se descobriu que tido não passou de uma farsa feita por um programa para conquistar audiência.

Datena é um comunicador que veio dos rádios. Era repórter esportivo, atuação que lhe permitiu ganhar o dinamismo típico de televisão. Já nesta mídia, além das reportagens esportivas, passou a cobrir outros temas. Ganhou o prêmio Vladmir Herzog de jornalismo quando cobriu uma matéria sobre os lixões da cidade de São Paulo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook