Atualizado em: 26 abril 2010

Assistir Jogos do Brasil na Copa do Mundo – Pela internet


Quando o Brasil foi campeão de 1958, ainda à época de Pelé, Garrincha e Didi, a transmissão de futebol em nada se parecia com a de hoje. A imagem era em preto e branco, a variação de ângulo das câmeras era pobre e interatividade, então, era palavra desconhecida. De lá pra cá, de igual, só o futebol brasileiro, que continua favorito ao título, mas a experiência de assistir aos jogos mudou significativamente.

Entre as diversas mudanças, pode-se destacar o advento da internet como a revolucionária. Ainda que outras inovações interessantes tenham chegado, como os aparelhos de TV de altíssima qualidade de imagem e som, e o trabalho das redes televisivas, que incrementaram a cobertura com gráficos para ajudar na compreensão do jogo, além das diversas câmeras espalhadas para não deixar dúvida em relação a qualquer jogada, foi a internet que trouxe as maiores mudanças.

publicidade:

A principal de todas – e a mais comentada – é a possibilidade de interação em tempo real com qualquer pessoa. Se acontecer uma falta próxima à área e o torcedor, de casa, discordou quanto à marcação do juiz, ele tem a possibilidade de enviar uma mensagem para o narrador do jogo que pode ler seu comentário ainda durante a partida.

Outra grande novidade em relação às transmissões realizadas na internet é a possibilidade de fazer outras atividades enquanto se vê ao jogo. Embora o povo brasileiro seja fanático por futebol e demonstre seu patriotismo de forma mais explícita em épocas de copa do mundo, os adolescentes, sempre inquietos, podem, por exemplo, querer assistir aos jogos enquanto conversam pelo bate-papo com amigos, realizando, entre eles, um debate paralelo sobre a partida.

Para o estudante universitário Eduardo Gonçalves, as mudanças da forma de transmissão da copa de 2010 trarão mais proximidade aos jogos. “A partir do momento que eu posso assistir e comentar através de e-mail sobre o jogo, por exemplo, eu tenho a impressão de não ser mais apenas espectador, mas participante de toda aquela transmissão”, conta o estudante.

Diante de todas essas mudanças, que vieram, definitivamente, para ficar, aos brasileiros resta apenas usufruir de toda essa diversidade tecnológica e torcer para que a seleção brasileira, assim com as novas transmissões, faça bonito dentro de campo e torne-se hexacampeã mundial de futebol.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook