Atualizado em: 18 agosto 2011

Windows 8 reconhecerá a voz dos usuários

Microsoft vai incorporar uma tecnologia de reconhecimento de voz chamada Tellme no Windows 8, e em vários outros produtos, como o Kinect, Xbox 360, smartphones com Windows Phone, Azure e outros.

Windows 8 reconhecerá a voz dos usuários

A equipe de desenvolvimento da Microsoft está planejando adicionar ao Windows 8, um sistema capaz de reconhecer a voz do usuário. A tecnologia batizada de Tellme não vai estar presente apenas no novo sistema operacional, mas também estará disponível no Kinect, Xbox 360, smartphones com Windows Phone, Azure e outros produtos da empresa.

publicidade:

Segundo Mary-Jo Foley, do site especializado em tecnologia ZDNet, a Microsoft já vem testando o novo recurso em seus smartphones, com especial atenção para os recursos de reconhecimento de voz que estão presentes no Windows Phone Mango. A equipe de desenvolvimento da nova versão do sistema operacional da Microsoft, disse que a tag HTML5 usada para reconhecimento de voz, também permitirá o desenvolvimento de aplicações para o Windows 8.

Entre as possibilidades do Tellme, está a criação de eventos em redes sociais a partir da voz do usuário. Ao marcar um encontro em um restaurante, por exemplo, a tecnologia de reconhecimento de voz será capaz de localizar o perfil de uma pessoa no Facebook, programar um evento no calendário do Windows e procurar o endereço do prédio através do sistema de buscas Bing.

Tellme estará disponível no Kinect, Xbox 360, smartphones com Windows Phone, Azure e outros produtos da empresa

Para demonstrar as funções do novo recurso, a Microsoft lançou um vídeo que dá uma ideia melhor do que o Tellme é capaz. A expectativa da empresa é que em cerca de cinco anos, o recurso tenha se desenvolvido bastante a ponto de se tornar uma experiência só vista em filmes de ficção científica, onde as operações de rotina são realizadas a partir da voz do usuário.

Apesar da equipe responsável pelo Tellme ter como foco principal um cenário a longo prazo, também estão trabalhando em objetivos mais imediatos, como o desenvolvimento de um software de voz interativo para usuários e parceiros de negócios. A equipe também está planejando criar uma interface de programação para Windows Phone, que permitirá que desenvolvedores contratados por empresas externas, consigam aproveitar melhor a tecnologia de reconhecimento de voz do sistema operacional.

Outros planos incluem suporte ao Tellme no Windows Azure, embora não haja estimativa de quando isso acontecerá. De acordo com Ilya Buksteyn, diretor sênior de vendas e marketing da Tellme, a tecnologia estará disponível para os desenvolvedores externos de qualquer maneira, mesmo que a Microsoft não possa incorporá-la em todos os seus produtos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook