Atualizado em: 15 setembro 2011

Windows 8 inicializará em 8 segundos

Na apresentação recente do Windows 8 a Microsoft mostrou como a nova versão do sistema operacional da empresa inicializará em apenas segundos.

Windows 8 inicializará em 8 segundos

Uma das questões que tem levado o Windows a ser muito criticado ao longo dos anos é a lentidão com que o sistema é iniciado, em especial nos computadores com menos recursos. Parece que o Windows 8 finalmente irá mudar essa tendência, como se viu na conferência Windows Build, realizada nos dias 13 e 14 deste mês de setembro, onde a Microsoft apresentou uma versão preliminar do Windows 8. O novo sistema operacional leva apenas oito segundo para estar pronto para o uso.

publicidade:

O truque é que o Windows usará uma capacidade de hibernação. Quando o usuário desliga o computador, ele faz logoff, mas hiberna a seção do núcleo do sistema. Ela representa uma quantidade muito pequena de dados, mas o suficiente para que o sistema seja carregado em apenas alguns segundos. Também será usada uma modalidade de hibernação semelhante nos tablets, para que as atualizações e algumas notificações do sistema ocorram em segundo plano consumindo quase nenhuma energia, e tornando o retorno à atividade quase instantânea .

Microsoft também anunciou que irá abandonar a BIOS, que é o software pelo qual você pode alterar as configurações do computador antes de iniciar o sistema operacional. Em termos simplistas, é aquela tela preta com várias informações misteriosas no idioma inglês que é exibida nos primeiros segundos após o computador ou notebook ser ligado.

A BIOS será substituída pela EFI (Extensible Firmware Interface), uma ferramenta desenvolvida pela Intel que permite um maior número de possibilidades. Para abrir o programa bastará pressionar a tecla do Windows na inicialização.

Windows 8 inicializará em 8 segundos

A EFI pode corrigir problemas do Windows, redefinir ou limpar seu computador ou fazer o boot a partir do USB. Além disso, esta interface analisa as assinaturas dos componentes do computador (por exemplo, os pendrives) e, se detectar qualquer tipo vírus, interrompe a inicialização do PC. De qualquer forma, devemos esperar a versão final do Windows 8 para verificar a velocidade do sistema e a utilidade real desta nova ferramenta.

Eu instalei a versão preview para desenvolvedores do Windows 8 liberada há dois dias e notei que o boot, de fato é mais rápido. O gargalo ficou mesmo na BIOS, mas esta não tem relação com o Windows e sim com a placa mãe do computador. Com a EFI e os discos de estado sólido se popularizando, no ano de 2013 será comum que a maioria dos novos computadores seja muitíssimo mais velozes do que os da atualidade. Os que tem dinheiro para gastar já podem tornar isto uma realidade já para os dias de hoje. A tecnologia e o hardware já estão à venda.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook