Atualizado em: 6 janeiro 2011

Você nunca viu uma aeronave assim!

Uma aeronave incrível, assim eu vejo o Lockheed Martin P-791A. Ele é um hibrido de dirigível, avião e hovercraft. Este conceito já remonta muitas décadas, mas só agora está sendo produzido com condições operacionais de ser utilizado pra valer.

publicidade:

Eu lí a notícia na BBC, e segundo eles, o protótipo da aeronave já terminou a fase de testes, e a versão final com mais de 300 metros de comprimento e capacidade de carga até mil toneladas, começará a voar no meio deste ano. Há vários vídeos desta máquina incrível no Youtube, basta procurar por P-791.

Esta aeronave pode aterrisar em qualquer superfície ou terreno e consegue voar durante três semanas, o que a torna atrativa para várias organizações. O exército norte-americano (claro) já tem um contrato de cerca de 350 milhões de Euros com a empresa britânica para construir aeronaves para espionagem e transporte de mantimentos.

O Departamento de Defesa americano está mostrando interesse em duas categorias de aeronaves – aquelas que podem transportar grande carga a baixa altitude, e aquelas que podem operar em altas altitudes com pouco vento e permanecer no ar por longos períodos de tempo.

A aeronave poderá, ainda, solucionar os atrasos na ajuda a países vítimas de catástrofes naturais onde as infraestruturas para a aterragem de aeronaves convencionais tenham sido destruídas, como aconteceu recentemente no Haiti.

Aqui pra nós, o bichão é bem feio mas nos ensina uma lição: nem sempre o que é bonito é o melhor. Inúmeras vezes vemos coisas assim acontecerem em nosso dia-a-dia, inclusive com as pessoas, não é mesmo?

Veja o vídeo do Lockheed Martin P-791A: http://www.youtube.com/watch?v=isJRgEu7DQo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook