Atualizado em: 24 maio 2010

Veleiro Solar no Japão

O velejamento espacial do primeiro “Veleiro Solar” vai ficar para os próximos dias, mesmo que estes dias ainda não estejam agendados.

publicidade:

A partida do Veleiro Solar estava marcada para acontecer agora em maio, mais especificamente, dia 17, para dar uma volta no espaço e nas proximidades com alguns planetas, mas não será por agora que a viagem irá acontecer.

Olha só a simplicidade da coisa – a meta é mandar a sonda Ikaros para perto de Vênus, movida apenas por uma espécie de vela que gera movimento quando se choca com fótons – as partículas que carregam a luz.

Sem combustível, a luz será a grande fonte de energia chegue ao seu destino. Tentativas para mandar o  Ikaros para o espaço foram feitas, mas houve problemas no lançamento.

No final de 2010, pretende colocar no espaço a sonda LightSail-1, também para testar a tecnologia da “navegação solar”.

A simplicidade pede também um pouco de tecnologia, pois, ao chegar ao espaço, a nave será parecida com um carretel, com a vela toda enrolada.

Girando, em algumas semanas o tecido – cerca de dez vezes mais fino que um fio de cabelo – se desdobrará, e o objeto ganhará a forma de um quadrado de 14 metros de lado com uma pequena carga útil no centro.

Como se pode ter uma idéia, tudo começará bem devagar, mas pode ir ganhando velocidade!

O veleiro

O Ícaro é um veleiro espacial que pega pressão da luz do Sol, que impulsionam suas velas.Ele será lançado por um foguete e terá a forma de um cilindro, mas a sua vela de 20 metros se abrirá quando ganhar o espaço rumo a órbita de Vênus.

As velas são equipadas com painéis de energia solares da espessura de um filme, para gerar eletricidade, criando uma tecnologia híbrida.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook