Atualizado em: 12 maio 2011

Usuários do Facebook tiveram seus dados expostos

A Symantec descreveu o problema no Facebook como "acidental" e relatou sua descoberta à rede, que confirmou hoje haver sanado o possível ponto de vazamento de dados.

facebook2Uma falha nos sistemas do Facebook, permitiu durante anos que anunciantes e empresas associadas a aplicações para a rede social, tivessem acesso a informações privadas dos usuários, disse a empresa de segurança Symantec, fabricante do anti-vírus Norton.

Um estudo realizado por esta empresa, constatou que em alguns casos, o software instalado pelo usuário no seu perfil do Facebook, seja para jogar, fazer compras ou qualquer outra funcionalidade, acabava por proporcionar a anunciantes e outras empresas terceirizadas, uma porta de entrada para os dados pessoais do usuário sem a sua autorização.

publicidade:

Esta via alternativa de acesso foi criada para assegurar o acesso ao servidor de backup da aplicação, no caso do serviço falhar, revelou o Facebook admitindo a falha.

A Symantec descreveu o problema no Facebook como “acidental” e relatou sua descoberta à rede, que confirmou hoje haver sanado o possível ponto de vazamento de dados.

O Facebook fez uma investigação e assegurou que “não existe qualquer evidência” de vazamento de informações privadas, e é possível que os anunciantes e outras empresas sequer tenham tomado conhecimento da existência desta via de acesso às contas dos usuários.

Em abril passado, a Symantec descobriu que cerca de 100 mil aplicativos podem ter ficado em posição de se beneficiar desta falha no Facebook, embora o número possa subir para milhões já que a rede abriu seu sistema para software de terceiros.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook