Atualizado em: 27 junho 2011

Ubuntu perde fãs

Ubuntu perde usuários após lançamento da última versão. O site DistroWatch mostra que o Ubuntu ficou em terceiro lugar em maio, atrás de Mint e Fedora.

Ubuntu perde fãsPor muito tempo, Ubuntu tem sido sinônimo de Linux para todos os apreciadores do software livre, que encontram nele uma interface familiar para a experimentar o código aberto, sem se afastar de todo, de um território familiar. O mais prudentes, por sua vez, apreciam a sua estabilidade, mas parece que ambos os grupos estão desencantados com a distribuição.

Os números do DistroWatch mostram que no mês passado, as distribuições mais populares eram Mint e Fedora, enquanto o Ubuntu  ficou relegado ao terceiro lugar. Esta mudança de tendências pode ser devido a mudanças na interface que o afastaram mais da aparência do Windows, além do aumento na quantidade de falhas do sistema.

publicidade:

“Quando os usuários têm um grande número de distribuições Linux para escolher, e encontram uma que não funciona conforme o esperado, eles vão para outro lugar”, resume Edward Berridge do site TechEye.

A perda de popularidade do Ubuntu não é tanto uma queda vertiginosa, mas no máximo, uma mudança de ciclo. Na medida em que as formas como usamos computadores mudam, algumas plataformas se tornam mais adequadas ou convenientes. Especialmente se a evolução de algumas plataformas desestimula seus antigos usuários. E a Canonical, responsável Ubuntu, poderia optar por continuar o seu caminho de acordos comerciais ou a regressar às suas origens.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook