Atualizado em: 10 janeiro 2011

Transforme a Radeon 6950 numa Radeon 6970

Aprenda aqui a transformar sua placa de vídeo Radeon 6950 numa Radeon 6970 sem gastar um centavo.

O site TechPowerUp divulgou uma forma de transformar uma Radeon HD 6950 numa Radeon HD 6970 sem gastar um único centavo.

publicidade:

Ah eu acho que isso é mutreta, você diz! Mas eu garanto que não, e vou explicar como funciona este milagre. Ocorre que os fabricantes fabricam todos os lotes de um tipo de chip a mesma capacidade de processamento.  Para diferenciar o mais caro do mais barato, eles desabilitam certas funções deste último, porém o que você comprou é exatamente o mesmo processador topo de linha que seu amigo tem.

Se fosse um carro, seria como se as montadoras fabricassem um único tipo de motor bem possante, porém através de um artifício qualquer, conseguissem diminuir a potência dos mesmos e os vendessem mais barato. Se você souber tirar a restrição, ganha um motor possante pelo preço de um mais barato.

Mas porque os fabricantes de chips fazem isso? Simples: porque é mais barato produzir em larga escala apenas um único tipo de componente.

Então vamos aprender logo como se faz:

  • Baixe o programa ATI Winflash (32 & 64-bit).
  • Agora baixe a bios da Radeon HD 6970. A BIOS aqui associada é da placa Sapphire e irá funcionar em todos as placas de qualquer fabricante.
  • Certifique-se de que o interruptor BIOS na placa gráfica está na posição 1 [imagem abaixo]

Interruptor da BIOS

  • Rode o programa ATI Winflash, clique em Save para salvar o backup sua BIOS atual.
  • Carregue a nova BIOS da Radeon HD 6970 para dentro do Winflash clicando em Load Image, seguindo os passos do programa.
  • Espere até que processo de atualização da BIOS termine e de seguida reinicie sua máquina.
  • Confirme o número de shaders através do GPU-Z, O número deverá ser 1536. Tem que ser a versão GPU-Z 0.5.0 ou mais recente, já que a versão 0.4.9 não apresentará os dados corretos para a série 6900. [imagem abaixo]

  • Para melhorar o desempenho, abra o Catalyst Control Center e na opção Overdrive, configure o PowerTune para +20%.

É só isso, agora teste bastante para ver se ocorre algum problema, algo raro de acontecer, mas possível.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook