Atualizado em: 14 maio 2011

Touchscreen: Tela capacitiva ou resistiva?

Os tablets têm diferentes tipos de telas sensíveis ao toque, capacitiva ou resistiva. Aqui está uma explicação sobre cada uma, e o que pode ser mais conveniente.
publicidade:

telaA Consumer Electronic Show (CES) de 2011 foi dos tablets. Todos os fabricantes queriam mostrar seus novos equipamentos, muitos deles baseados no Android. Além da quantidade de memória, processador e armazenamento, algo que realmente influencia o uso de equipamento é o tipo de tela de toque (touchscreen). Basicamente, encontramos dois tipos diferentes de telas sensíveis ao toque, as capacitivas e as resistivas.

Cada uma delas tem seus prós e contras e aqui nós dizemos quais são:

publicidade:

TELAS CAPACITIVAS

São aquelas que percebem a constante dielétrica (capacitância) dos objetos que estão perto, e com base nas mudanças nesta constante geradas pela localização dos dedos, além da quantidade de pressão aplicada (se aumentarmos a pressão, também aumentamos a constante dielétrica).

A vantagem é que essas telas permitem que vários pontos de contato simultâneos (multi touch) e são geralmente mais brilhantes. As desvantagens são a sua baixa precisão e a incapacidade de uso com canetas comuns (de plástico ou metal) ou utilizando qualquer tipo de luvas que impeçam a transferência da constante dielétrica.  Alguns equipamentos com estas características são o IPAD e o iPhone .

publicidade:

TELAS RESISTIVAS

São aquelas em que uma película exterior se flexiona e toca em outra interna. Neste ponto de contato, há uma variação da corrente que permite detectar a posição do dedo. Se a pressão aumenta, a corrente também aumenta. Essas telas são mais resistentes a água, pó e impactos, e também são mais precisas (são usadas em vários modelos de telas sensíveis ao toque para desenho da marca Wacom) e pode ser usado com uma caneta stylus, mas têm a desvantagem de ter menos brilho e um manto de cor branca em cima das imagens.

Embora inicialmente estas telas não fossem multitouch, agora já é comum ver equipamentos com essa propriedade. Os dispositivos mais comuns com essa tela são caixas de banco, vários aparelhos da Nokia e computadores MSI.

É uma tecnologia é melhor que a outra? Confrontado com esta questão não existe uma resposta específica e dependerá muito do tipo de uso que se dará a telas sensíveis ao toque, mas pessoalmente

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook