Atualizado em: 21 fevereiro 2011

Tempestades solares podem paralisar o Planeta

tempestade-solar

Depois que astrônomos, na semana passada, foram testemunhas de uma tempestade geomagnética sentida na Terra após as explosões no Sol, os cientistas ficaram em alerta. No futuro, um fenômeno com as mesmas características poderia acabar com todos os avanços tecnológicos do planeta.

publicidade:

A preocupação foi manifestada na reunião da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), em que diferentes especialistas chegaram a mesma conclusão: as consequências do mesmo fenômeno podem ser catastróficas no futuro próximo.

Os especialistas presentes no evento explicaram que o mundo moderno como nós sabemos, depende muito fortemente da rede de satélites, das telecomunicações e vários dispositivos eletrônicos, que são muito vulneráveis a  tempestades solares.

Por esta razão, as consequências, de acordo com os astrônomos e outros físicos, seriam catastróficas, uma vez que, com uma tempestade geomagnética de maior magnitude, nossos recursos tecnológicos poderiam se tornar inúteis em um piscar de olhos.

Mas a situação é mais complexa do que parece, e como foi explicado na reunião, o evento espacial da última terça-feira não foi um incidente isolado, mas, pelo contrário, é provável que a atividade solar aumente cada vez mais nos próximos 11 anos.

“Não é uma questão de se, mas quando vai acontecer e com que força. A última vez que tivemos uma máxima do ciclo solar, cerca de dez anos atrás, o mundo era um lugar muito diferente”, disse Jane Lubchenco, responsável pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos ao canal de televisão ABC.

O profissional também acrescentou: “Hoje os celulares estão em toda parte. Também é verdade que antes existia, mas não éramos tão dependentes dele como somos hoje”.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook