Atualizado em: 17 outubro 2011

Televisão analógica sai do ar em 2016

Sistema de TV analógico sai do ar em 2016, confirma o governo. Governo espera que Copa no Brasil incentive a migração para a TV digital.
Sinal da TV digital produz imagens nítidas, sem chuviscos

Sinal da TV digital produz imagens nítidas, sem chuviscos

A TV analógica sairá do ar no ano de 2016, de acordo com Paulo Bernardo, ministro das comunicações, ainda que não haja cobertura do novo sistema de TV digital em todo território brasileiro. Segundo Bernardo, nada muda no cronograma do governo.

O sistema de TV analógica é aquele usado desde que a televisão foi inaugurada no Brasil e que continua em funcionamento até hoje nos canais abertos. Tal sistema possui profundas limitações que se tornaram inadequadas para dar conta da demanda de novos canais, qualidade, e recursos de interação.

publicidade:
Aparelhos compatíveis com a TV Digital

Aparelhos compatíveis com a TV Digital

Bernardo afirmou que o ministério das comunicações irá tomar medidas para acelerar a migração das emissoras, e assinalou que a Copa do Mundo irá incentivar a compra de aparelhos compatíveis com o novo sistema.

Por sua vez, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) fornecerá crédito para que as emissoras comprem novos equipamentos, necessários para migração, e acelerem os processos de obtenção das licenças para as estações geradoras e retransmissoras.

Sobre o sistema de interatividade da TV digital brasileira (GINGA), o ministério prevê que até 2012, 75 por centos das TVs sejam compatíveis com o recurso, enquanto que em 2013, este número deverá chegar a 100 por cento.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook