Atualizado em: 9 agosto 2010

Telefonia 4G no Brasil em 2010


Os apaixonados por tecnologia vão ter que esperar mais um pouquinho para ter acesso a tecnologia 4G, pois, a previsão é que leve mais uns anos para que este avanço chegue ao Brasil.

Adaptações

Pronto já está o cronograma que prevê as mudanças na destinação da faixa de 2,5 GHz em benefício das operadoras de celular.

publicidade:

A frequência que vinha sendo utilizada por TV por assinatura passará a ser utilizada pelas grandes operadoras de telefonia móvel para a prestação do serviço de quarta geração de telefonia móvel. O 4G pode ser considerado uma evolução dos padrões de telefonia e as tecnologias que são mais exploradas na indústria são WiMax e LTE (Long Term Evolution).

No entanto, a diretoria da agência sinalizou que, até a conclusão das mudanças, serão feitas as certificações de equipamentos WiMax. Essa certificação é considerada a grande barreira para oferta de multisserviços por essas empresas com conexão à internet.

Do total de 190 MHz disponível na faixa de 2,5 GHz, as operadoras de celular ficarão com 140 MHz. A ideia é que a partir de 2013, um ano antes da Copa do Mundo, o país já ofereça a tecnologia de quarta geração.

Dados

O número de assinantes de TV paga por MMDs é de apenas 400 mil assinantes, em apenas 311 municípios, enquanto a evolução crescente da telefonia celular responde por uma base de 180 milhões de usuários.

Pela decisão da Anatel fica previsto o início da análise do edital de licitação no fim de novembro. E até fevereiro de 2011, a minuta deverá estar em consulta pública e a publicação deverá ocorrer em setembro.

Até o fim de 2012, a Anatel espera fazer a homologação e a assinatura dos termos de autorização das empresas vencedoras.

A decisão da Anatel está alinhada com o planejamento estratégico para o setor e com o Plano Nacional de Banda Larga.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook