Atualizado em: 4 maio 2011

Site do Vaticano atacado

encontro_blogueirosDois milhões de computadores em simultâneo atacaram o site oficial do Vaticano, forçando os gerentes de TI a trabalhar durante a madrugada, revelou Lúcio Ruiz, chefe do Escritório de Internet da Santa Sé.

Ataques de hackers contra os servidores papais são constantes e reiterados, por isto existe colaboração com a Polícia Postal italiana visando prevenir os efeitos nefastos desses episódios, disse Ruiz.

publicidade:

O papa fomentou a primeira reunião mundial de blogueiros católicos, que foi convocada pelo Vaticano e contou com a participação de 150 autores de blogs de várias nacionalidades.

O escritório do Vaticano está trabalhando na reformulação do site, e revelou que levará tempo para tornar pública a nova versão, que será composta por cerca de 500.000 páginas criadas no formato HTML.

Outro projeto da Santa Sé é criar uma “família de sites .va”, que pretende agrupar nesta extensão de domínio,  todas as páginas de internet de todas as instituições ligadas ao governo central da Igreja Católica.

O chefe da assessoria de imprensa do Vaticano, Federico Lombardi, disse que o Papa Bento XVI tem sido sempre muito aberto aos diferentes tipos de mídia, da televisão aos meios digitais.

Lombardi confirmou que nos próximos dias, o Papa irá manter comunicação via satélite com os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) por ocasião da última viagem do ônibus espacial Endeavour.

Durante o encontro de blogueiros, foi apresentado o novo site de notícias do Vaticano, que se chamará news.va (ainda não está no ar), projetado no formato Web 2.0 e que irá concentrar os principais conteúdos do Vaticano em várias mídias. Entre outros, o jornal L’Osservatore Romano e a Rádio Vaticana, a agência de notícias Fides e a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Ainda não há data definitiva para o lançamento do site

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook