Atualizado em: 4 janeiro 2011

Seu celular pode ser vulnerável ao "SMS da Morte"

sms-da-morte

De acordo com o site Technology Review, dois investigadores  conseguiram bloquear celulares tradicionais através de simples torpedos (SMS), que podem ser usados para enviar pequenos programas, chamados binários, que são executados nos telefones. Os investigadores atacaram equipamentos da Nokia, LG, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e Micromax.

publicidade:

Os investigadores (chique hein) criaram uma rede móvel em miniatura  e uma estação de comunicações privada através da qual foi possível obter informação sobre o software de cada celular. Os investigadores conseguiram, desta forma, criar diferentes mensagens dirigidas aos diferentes modelos de celulares estudados.

Segundo Collin Mulliner, um dos investigadores que elaborou o estudo, os ataques podem ser efetuados em larga escala através do envio de conjuntos de mensagens distintas de acordo com os modelos de celulares mais populares.

Mulliner diz que só as operadoras podem prevenir a execução de um ataque desta natureza e podem fazê-lo através do update do firmware dos celulares existentes ou através da filtragem das mensagens. Se gerar custos, duvido que o farão!

O investigador acrescenta que a opção de filtragem de mensagens pelas operadoras será difícil porque o software utilizado não é optimizado para diferenciar spam de SMSs potencialmente prejudiciais.

Charlie Miller, que é analista da firma Independent Security Evaluators, afirmou que a vulnerabilidade encontrada pelo estudo em questão pode afetar muiiiiita gente. São mais de 5 bilhões de celulares comuns em todo o mundo, sem contar os smartphones mais sofisticados.

Mas não é pra ficar tão alarmado assim. Os melhores ladrões brasileiros só conseguem fazer, na maior das suas façanhas tecnológicas, clonar cartões de crédito. E segundo Charles Miller, o analista da firma Independent Security Evaluators, o roubo de informação pessoal ou controle remoto dos celulares será difícil (por enquanto…).

E você ainda acha que seu celular é seguro não é?

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook