Atualizado em: 3 abril 2011

Samsung produz tela LCD transparente

A Samsung entrou na fase de produção da primeira tela LCD transparente que promete reduzir drasticamente o consumo de energia de dispositivos portáteis

A Samsung entrou na fase de produção da primeira tela LCD transparente. Esta é uma notícia importante porque, embora a ideia de uma tela transparente não seja nova, o fato é que até agora ninguém conseguiu fabricá-la em massa. Normalmente, os modelos apresentados estão em testes de laboratório ou então fazem rápidas aparições em feiras e congressos.

publicidade:

O que é uma tela transparente? Existem várias utilizações comerciais e na área de sinalização. Um dos melhores exemplos foi apresentado na última feira SID, a maior conferência sobre as telas e as tecnologias de projeção, no ano passado. Veja o vídeo abaixo e entenda como a coisa funcionam em apenas 19 segundos.

 

ECONOMIA DE ENERGIA

 

A tela que a Samsung pretende vender não é tão grande, nem tem um contraste fantástico. É um modelo de 22 polegadas com 15% de transparência. Para a computação doméstica, no entanto, este tipo de display traz a promessa de reduzir o consumo, mesmo que por enquanto a tecnologia não esteja madura o suficiente para integrá-la em um laptop. Vale lembrar que os fabricantes de computadores portáteis, os notebooks como conhecemos aqui no Brasil, se emprenham grandemente para reduzir o máximo possível o consumo dos seus aparelhos, uma vez que menor consumo significa maior autonomia da bateria, um critério que muitos consumidores levam em conta na hora de escolher um novo equipamento.

 

Hoje, dois elementos contam muito para o consumo da bateria de computadores. O primeiro é o disco rígido e o segundo é a luz de fundo da tela. A transição para a tecnologia LED como fonte de luz tem permitido estender a autonomia dos portáteis, mas continua sendo um grande devorador de energia. Com telas semi-transparentes, a luz ambiente é usado para iluminar a tela, reduzindo o consumo de energia em quase 90%.

 

A SAMSUNG

A Samsung é hoje a marca nº 1 de produtos eletro-eletrônicos do mundo e faz parte das 20 marcas globais mais valiosas do mundo (Interbrand). A Samsung é a 7ª maior corporação transnacional do mundo. Em muitas indústrias nacionais da Coreia do Sul as suas receitas são tão grandes que, se comparadas ao PIB de alguns países, a Samsung seria o 34º país mais rico do mundo, maior que a Argentina por exemplo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook