Atualizado em: 25 julho 2011

Rússia enviará nave à Marte em novembro

Após reassumir recentemente a liderança da corrida espacial com a aposentadoria dos ônibus espaciais, a Russia planeja enviar uma nave à Mercúrio em 2019. O objetivo é estudar o impacto da radiação solar na superfície do planeta.

Russia enviará nave a Mercúrio em 2019A Rússia enviará em novembro, uma nave de pesquisa interplanetária à Marte, o planeta vermelho anunciou hoje (25) um porta-voz da indústria aeronáutica e espacial russa.

A nave espacial Fobos-Grunt será transportada para a base de Baikonur em setembro, onde serão inciados os procpara iniciar os preparativos do voo e deve ser lançada entre os dias 3 e 5 de novembro. O lançamento espacial foi adiado em setembro de 2009 para reduzir riscos e aumentar a confiabilidade da missão interplanetária.

publicidade:

A expedição da Merkurios-P será a continuação do trabalho da sonda Phobos-Grunt, que chegará próximo ao planeta Marte em novembro deste ano, para instalar uma estação automática em um satélite do planeta vermelho, anunciou hoje Victor Jartov, designer-chefe da Associação de Produção Científica Lavochkin.

A sonda norte-americana Mariner-10 foi o primeiro aparato espacial a estudar as características de Mercúrio em 1974, enquanto que para o ano de 2013, está programado o lançamento da nave nipo-europeia BepiColombo.

A Rússia, que assumiu na semana passada a responsabilidade de abastecer a Estação Espacial Internacional após a aposentadoria dos ônibus espaciais dos EUA, estabeleceu como prioridade, enviar uma nave tripulada a Marte.

Com a aposentadoria dos ônibus espaciais, cujas missões rotineiras já faziam parte do nosso cotidiano através da mídia, a Rússia, depois de muitos anos voltou a assumir a liderança da corrida espacial.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook