Atualizado em: 6 janeiro 2011

Roteador – O que é e como funciona

Ultimamente, computadores e notebooks estão ficando mais baratos e a necessidade de ter mais de um computador em casa está cada vez maior. Para que se dê conta de todo o serviço e de todas as pessoas que necessitam utilizá-los. O maior problema que é enfrentado após ter mais de um computador é o acesso a internet. E agora? O que fazer?

publicidade:

Para que se tenha acesso à internet de todos os computadores, é necessário criar uma rede. A rede permite a interligação dos computadores, possibilitando o compartilhamento de arquivos e permitindo acesso simultâneo a internet.

Na criação da rede, a peça fundamental é o roteador. O roteador tem a função de identificar quando um computador se conecta a rede, então ele define um IP para esse computador. Depois disso, o roteador organiza os dados que vão trafegar pela rede.

Muitos roteadores são mais sofisticados e funcionam como modem, evidentemente isso o torna mais caro que roteadores comuns, porém vale a pena fazer essa economia de cabos.

Além de roteadores que funcionam como modem, também existem os roteadores sem fio. Mesmo sendo projetados para serem usados sem cabo, eles ainda possuem a opção para quem ainda utiliza os cabos. Esses roteadores sem fio são os chamados roteadores wireless, são muito mais rápidos e com alto nível de segurança.

Para escolher o melhor roteador para você é necessário verificar o roteador que é compatível com sua placa de rede e que atenda ao número de computadores que você terá em sua rede.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook