Atualizado em: 15 julho 2011

Protótipo de laptop segue o olhar humano

Protótipo de laptop segue o olhar humanoUm protótipo de laptop acompanha os movimentos e a direção do olhar do usuário, determinando para que parte da tela está olhando, uma inovação que poderia fornecer recursos extras para leitores de texto e usuários de videogames.

Em uma demonstração feita esta  semana, o computador movimentou um texto na tela, em resposta aos movimentos dos olhos do seu usuário, detectando quando o leitor chegou ao final do texto visível.

publicidade:

No futuro, como um laptop que poderá movimentar o cursor até o lugar que você olhar, ou fazer um personagem de videogame olhar diretamente para os olhos do usuário, de acordo com a Tobii Technology, a empresa sueca que desenvolveu esta criativa tecnologia.

O rastreador de olho funciona com duas luzes infravermelhas apontando para o usuário. Duas câmeras escondidas, detectam o piscar dos olhos e os reflexos de cada retina. O sistema deve ser calibrado para cada pessoa e foi desenvolvido para operar com pessoas que usam óculos ou não.

O sistema poderia ser um complemento para o mouse tradicional ou telas sensíveis ao toque, tornando as transações mais rápidas e eficientes, disse Barbara Barclay, gerente geral da Tobii Technology.

A Tobii vem produzindo “seguidores oculares” para cientistas e pessoas com deficiência há quase uma década. A fusão com um laptop é a sua maneira de mostrar que esta tecnologia poderia ter uma utilização mais ampla, disse Barclay.

Via Tobii

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook