Atualizado em: 1 março 2011

Pilotos americanos podem usar o iPAD

Pilotos americanos podem usar o iPADA FAA, órgão que regula a aviação civil nos Estados Unidos, parece disposta a renovar alguns dos seus regulamentos arcaicos em torno da aviação e das leis relacionadas ao uso de dispositivos eletrônicos em voos.

O primeiro passo não poderia ser mais revolucionário, já que a agência aprovou uma nova lei pela qual os pilotos podem trocar suas cartas de viagem, mapas, e em geral toda a burocracia em torno dos pilotos por um simples iPad onde podem juntar toda essa informação.

publicidade:

Esta lei foi precedida por um período experimental de três meses, onde cerca de 55 pilotos faziam uso do IPAD, o tablet da Apple, com bons resultados e elogios. Um total de 250 voos foram realizados com resultados satisfatórios.

A equipe também testou o iPad quanto a interferência e até mesmo descompressão, superando todas as provas com resultados satisfatórios, por isso será uma questão de meses para as empresas começarem a usar este dispositivo em voos comerciais.

Há uns dez anos, quando eu prestava serviço para a FAB e trabalhei no Projeto SIVAM, estava num monomotor fretado sobre a floresta amazônica, indo para fronteira da Venezuela, mas especificamente, para o Batalhão de Fronteira de Surucucu. Repentinamente o GPS do piloto apagou e após várias tentativas de fazê-lo funcionar, percebemos que estávamos às cegas. Se não fosse um pequeno GPS da Garmim que eu levava comigo, provavelmente nunca teríamos chegado, pois os pilotos da Amazônia não sabem voar sem GPS. A floresta parece um grande mar verde e não temos referências.

Agora, quero que você imagine todas as informações que os pilotos carregam naquela grande e pesada pasta preta dentro de um iPAD. Se ele apagar…. Hummm, eu amo a tecnologia, mas gostaria de saber que o piloto ainda tem seus mapas e cartas de rota em papel.

Via Obama Pacman

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook