Atualizado em: 7 fevereiro 2012

Pesquisadores criam mandíbula com impressora 3D

A equipe usou um software de desenho tradicional para modelar o implante usando titânio reforçado, e um revestimento de biocerâmica para prevenir a rejeição.

Prótese feita com impressora 3D

Uma equipe de pesquisadores da Bélgica e da Holanda substituíram a mandíbula de uma paciente por um modelo artificial, criado a partir de uma impressora 3D.

publicidade:

Com 83 anos de idade, uma mulher holandesa foi diagnosticada com osteomielite progressiva, uma infecção que afetou quase a totalidade da sua mandíbula. Os médicos então decidiram que a única solução possível era substituí-la por completo.

No entanto, o procedimento era arriscado para uma pessoa daquela idade. A extração deixaria a mulher com uma mandíbula não-funcional e também exigiria uma reconstrução microcirúrgica de alta complexidade através de um transplante de ossos e tecidos moles.

Prótese feita com impressora 3D

Finalmente, a equipe médica decidiu se aliar à Xiloc, uma empresa especializada em implantes feitos sob medida, e à Layerwise, que produz peças de metal, para criar uma prótese da mandíbula em 3D.

A equipe usou um software de desenho tradicional para modelar o implante usando titânio reforçado, e um revestimento de biocerâmica para prevenir uma possível rejeição da prótese pelo corpo da paciente.

Paciente volta falar e comer no dia seguinte

O implante pesa cerca de 107 gramas, um pouco mais do que mandíbula normal, mas a equipe de pesquisadores disse que isso não causará qualquer problema. Devido à natureza não-invasiva da cirurgia, a paciente recuperou completamente o funcionamento da sua mandíbula no dia seguinte ao procedimento, permitindo-lhe falar e engolir normalmente.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook