Atualizado em: 15 julho 2011

OpenOffice voltará a ser grátis

Uma boa notícia por parte da Oracle. A popular suite alternativa para escritório OpenOffice voltará a ser gratuita depois que antigos desenvedores lançaram uma outra versão alternativa chamada LibreOffice.

openoffice3OpenOffice.org, ou OpenOffice, como é popularmente conhecida, tornou-se novamente uma suíte de escritório completamente gratis. É a Oracle fazendo o caminho de volta, já que havia convertido algumas de suas versões em produtos pagos, e parecia ter abandonado a alternativa grátis do aplicativo concorrente do popular Microsoft Office. Após vários meses de incerteza, a ferramenta parece ter retornado ao seu habitat natural.

Se é para comprar, vamos comprar um produto consagrado, é a opinião deste humilde editor que acredita que assim também pensaram usuários deste aplicativo.

publicidade:

E não têm sido poucas as dúvidas dos usuários depois da compra da Sun pela Oracle, até então detentora dos direitos do OpenOffice.org, que havia sido desenvolvido em código aberto. O OpenOffice pareceu perder a sua missão original, quando da Oracle descontinuou as partes livres da ferramenta e lançou versões pagas e restringiu o acesso dos desenvolvedores ao seu código.

O fato é que isso levou à saída da equipe do OpenOffice, vários desenvolvedores, que criaram suite open source semelhante, chamada LibreOffice, e completamente grátis. A decisão da Oracle pode aliviar a perda de usuários após o surgimento da nova ferramenta, e pode ainda por fim a fusão das duas empresas, agora que a Oracle desistiu da sua ganância em relação ao OpenOffice.

O fato é que a empresa ainda não anunciou quem vai gerir o pacote de automação de escritório, embora tenha assegurado que continuará a ajudar no desenvolvimento do OpenOffice. Para dar o pontapé de volta às suas origens, o OpenOffice lançou uma nova versão beta 3.4. Parece que a Oracle decidiu mudar sua estratégia e apostar mais em projetos de código aberto, como MySQL e Linux em que planeja fazer investimentos significativos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook