Atualizado em: 28 junho 2011

Office 365 lançado oficialmente

Office 365 é a resposta da Microsoft para os serviços de escritório na nuvem. A Google reage com um post irônico onde enfatiza a suas ferramentas colaborativas.

Office 365 lançado oficialmente

Mesmo nos momentos de maior dificuldade, o pacote de escritório Office tem sido uma tábua de salvação para a Microsoft. Tal como o seu sistema de e-mail Outlook, aplicativos como processador de texto, planilha eletrônica, editor de apresentação e outros programas são elementos necessários em quase todos os escritórios no mundo.

publicidade:

Mas isso está começando a mudar. Pessoas tem descoberto que podem ver o e-mail da sua empresa em qualquer lugar, sem precisar de nenhum software. Outros já usam o Gmail em sua vida privada, por isso preferem usá-lo também no trabalho. De uma forma ou de outra, cada vez mais pessoas passam a usar as soluções baseadas na “nuvem”, e com muita frequência escolhem a Google para fornecer estes serviços.

A Google está ganhando espaço, mas o jogo não acabou. A Microsoft continua a ser uma marca respeitada e de confiança para grandes empresas, e seu Office 365 estará disponível em uma ampla variedade de preços para tentar convencer empresas, grandes e pequenas, a usar seus produtos.

Além disso, o serviço na nuvem da Microsoft chega em boa hora, quando o mercado de massa começa a se acostumar a ter suas informações em um servidor remoto, e não mais no seu computador, agora o próximo salto natural é levar suas aplicações para a nuvem onde estarão sempre disponíveis a qualquer hora e lugar.

A resposta da Google ao lançamento da sua rival, não somente era esperada, mas como veio muito rapidamente. Com alguma ironia, a empresa publicou um post intitulado “365 razões para considerar o Google Apps”. No texto, a empresa diz que se o Office é para os indivíduos, o Google Apps é para equipes de trabalho, e enfatiza a suas ferramentas colaborativas.

Parece que nenhuma das duas plataformas vai esmagar a outra em curto prazo, porém a concorrência direta entre ambas acabará por estimular atualizações mais frequentes.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook