O que é TV HD Ready?

1080pUma TV, basicamente, pode ser dividida em duas partes:

A primeira é a tela , que pode ser CRT (tubo), LCD, plasma ou LED. É o lugar onde podemos exibir imagens de diferentes fontes, tais como as sintonizadas pela antena, cabo, DVD ou do computador, e também há 2 tipos de formatos, 4:3 (telas comuns) ou 16:9 (telas de alta definição).

A segunda é o tuner (sintonizador), que é responsável por trazer o sinal recebido através do conector de antena, onde você pode escolher entre diferentes frequências (canais), cujo resultado é exibido na tela.

Tendo isso claro, podemos definir que uma TV HD Ready tem uma tela para vermos imagens de alta definição, e seu sintonizador deverá ser compatível com o sistema de transmissão HD do país onde é vendida.

A pergunta óbvia é: por que eu iria usar uma TV assim? Um televisor tem várias formas de entrada e a TV HD Ready está pronta para exibir na tela, imagens de alta qualidade, com uma definição muito maior que as antigas TVs quadradonas de tubo. Sabemos que ainda há confusão, pois toda TV vendida hoje é HDTV, ou seja, uma TV de alta definição.

As TVs de alta definição são HD Ready ou Full HD. A diferença entre as duas é que a HD Ready tem resolução máxima de 1366 x 768 (720p) e a Full HD  tem resolução de 1920 x 1080 (1080p). Então, uma TV Full HD também é uma TV HD Ready, mas esta última poderá ser, ou não, uma TV Full HD.

Hoje, não já muitas fontes de imagem que tenham resolução Full HD. Somente alguns videogames como o PlayStation 3 ou players Blu-Ray exibem imagens com esta qualidade. Logo, quase sempre você irá sub-utilizar uma TV Full HD. Por outro lado, todas as TVs terão esta capacidade no futuro, e muitas outras fontes de imagem com esta resolução estarão disponíveis, por isso, comprar uma TV com definição 1080p (Full HD) não é um mau negócio.