Atualizado em: 15 julho 2011

Novas versões do Opera para smartphones

O navegador Opera agora tem versões atualizadas do seu navegador para várias plataformas diferentes usadas em dispositivos móveisAgora temos Opera Mini 6 e Opera Mobile 11, ambos para Android e Symbiam, mas também com uma nova versão nativa para o BlackBerry, além das versões beta para Meego e Maemo.

4043134667_f627a907c3O navegador Opera agora tem versões atualizadas do seu navegador para várias plataformas diferentes usadas em dispositivos móveis. Agora temos Opera Mini 6 e Opera Mobile 11, ambos para Android e Symbiam, mas também com uma nova versão nativa para o BlackBerry, além das versões beta para Meego e Maemo. Também há a uma versão apropriada para telefones com suporte a Java.

Como o lançamento destas novas versões, a empresa põe fim ao suporte para o velho Windows Mobile, praticamente sem uso nos dias atuais, o que não surpreende ninguém.

publicidade:

 

MOTOR PRÓPRIO

O Opera Mobile 11 é um navegador que incorpora seu próprio motor de renderização e suporte à JavaScript e HTML 5. Já o Opera Mini 6 é muito parecido com o Opera Mobile, mas é projetado para telefones com processadores mais lentos ou usuários com largura de banda limitada em sua conexão de dados, ou seja, todas as conexões 3G brasileiras.

 

OPERA MINI 6, IDEAL PARA O BRASIL

Na verdade, o Opera Mini utiliza servidores remotos para compactar as informações antes de enviá-las para que sua navegação seja mais rápida, pelo que, recomendo enfaticamente que brasileiros usem apenas o Opera Mini.

 

COMPATÍVEL COM FLASH

A versão para o Android do Opera Mobile 11 é totalmente compatível com o Adobe Flash (o iPhone não é, tic). Também apresenta uma nova interface de usuário para tablets com telas de grandes dimensões, o qual facilita sua entrada em um grupo de dispositivos em plena expansão, os tablets. Além de melhorar seu rendimento de forma notável na execução de JavaScript, também se nota um melhor controle sobre a visualização de página.

 

SUPORTE A GESTOS

Por seu lado Opera Mini 6 adiciona suporte para gestos e sua própria interface focada em tablets, bem como é capaz de abrir links em segundo plano e compartilhar páginas da web. A empresa afirma que o aplicativo agora inicia mais rapidamente, o que pode dar alguma ideia da otimização implementada nesta última versão.

Via Opera
Imagem Flickr (CC BY-NC-ND 2.0)


Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook