Atualizado em: 28 março 2011

Nokia perde ação de patentes contra Apple

apple-sues-nokiaUm juiz da Comissão Internacional de Comércio dos EUA, rejeitou a demanda da Nokia contra a Apple por “violação de patente“. A Comissão tem um prazo de 60 dias para apoiar ou derrubar decisão do magistrado.

A Nokia acusava a Apple de violar uma série de patentes que a empresa finlandesa descreve como “inovações pioneiras”, relacionadas com câmeras, baterias, telas de toque, alto-falantes e sistemas de mensagens. A Nokia solicitou uma liminar barrando as importações do iPhone, segundo a Bloomberg. A Apple disse que foi a Nokia que violou as patentes e entrou com uma ação própria.

publicidade:

As duas fabricantes de telefones celulares têm sido envolvidos na disputa desde Outubro de 2009.

 

DECLARAÇÕES

O porta-voz da Nokia Laurie Armstrong, em declarações citadas pelo Bloomberg, comentou sobre a resolução que “discorda”, mas vai esperar “para ver os detalhes da sentença” antes de decidir sobre medidas a serem aplicadas. Por sua parte, a porta-voz da Apple Kristin Huguet, preferiu não comentar até que as duas companhias “tenham a oportunidade de redigir informações confidenciais de negócios.”, seja lá o que isso signifique.

 

PROCESSO ANTIGO

As duas fabricantes de telefones celulares estão envolvidas no processo desde Outubro de 2009, quando a Nokia abriu um processo acusando a Apple de violar 10 patentes e exigiu royalties sobre os milhões do iPhone vendidos desde a introdução do dispositivo em 2007. Cada empresa acusa a outra de violar um número crescente de patentes.

 

CRESCEM AS RECLAMAÇÕES

Nos últimos meses tem havido um grande número de reclamações de empresas por violação de patente. O caso que tem merecido destaque trata da denúncia da LG para a Sony. A empresa coreana conseguiu impedir a distribuição por 10 dias na Europa do console Playstation 3 e gerou um grande prejuízo para a Sony, além de deixar, tanto comerciantes como consumidores, extremamente frustrados.

A Apple ganhou o primeiro round, mas todas as indicações dão conta que a Nokia irá apresentar recursos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook