Atualizado em: 15 julho 2011

Nokia aposta em realidade aumentada

O aplicativo, desenvolvido pelo Nokia Beta Labs, combina a realidade aumentada com o Ovi Maps, permitindo aos usuários uma nova maneira de pesquisar e explorar os lugares que visita.

Nokia aposta em realidade aumentadaA fabricante de telefones Nokia resolveu aderir ao movimento da realidade aumentada com o Nokia Live View, um novo aplicativo que usa essa tecnologia em seus dispositivos Symbian.

A tecnologia de realidade aumentada está cada vez mais consolidada no mercado de dispositivos móveis. Aplicações, tais como Layar, ARound, e Wikitude se adaptaram a smartphones de diferentes empresas, levando outras companhias a desenvolverem seus próprios aplicativos.

publicidade:

O Nokia Live View funciona com uma combinação de GPS, a câmera do telefone e sensores de localização. Quando combinados, permitem que se use o telefone para descobrir onde o usuário está localizado, algo que faz o software Live View oferecer informações de realidade aumentada dos lugares que possam interessar ao usuário.

Uma aplicação bem interessante de realidade aumentada de que me recordo é uma do banco Bradesco para iPhone, que permite ao usuário apontar a câmera para a rua e ver sobreposto sobre a imagem capturada pela câmera, a localização das agências bancárias e caixas eletrônicos da sua rede.

No caso do Nokia Live View, os ícones de lugares também se sobrepõem à imagem real para mostrar a localização física dos monumentos, lojas e atrações perto do ponto onde se encontra o usuário, proporcionando um tipo de conexão entre o mundo físico e digital.

Uma vez que o Live View está carregado, você pode acionar qualquer um dos ícones (pontos de informação) da tela para carregar a página correspondente no Ovi Maps, onde é possível obter mais informações. Com vários toques na tela, por exemplo, podemos fazer uma reserva em um hotel, ou calcular uma rota para chegar ao local desejado. Além disso, dá para acessar os comentários que outros usuários deixaram sobre os pontos de interesse que visitaram.

Um vídeo demonstrativo da Nokia sobre o Live View mostra o diretor da Ovi Visual Search, Fulks Mark, focando o seu dispositivo Symbian para a ponte Golden Gate em San Francisco, Califórnia.  Na sequência, a tela exibe informações sobre lojas na área como um coffee shop. Veja no final deste artigo.

A versão beta do Nokia Live View é classificada como um protótipo experimental, então pode mudar ou desaparecer após o período de testes, mas parece provável que esta funcionalidade seja integrada ao Nokia Maps, de acordo com o site All About Symbian.

http://youtu.be/SGlLFTERaPo

Fonte: All About Symbian

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook