Atualizado em: 16 maio 2011

Nokia acaba com o Ovi e cria o Nokia Services

A Nokia continua a sua reestruturação para se adaptar ao competitivo mercado de telefonia móvel e acabará com a marca Ovi para criar uma plataforma integrada chamada Nokia Services.

nokia-s-headquartersA companhia finlandesa Nokia confirmou que a marca Ovi irá desaparecer a partir de julho próximo e dará lugar a Nokia Services, uma plataforma que procura explorar o nome da Nokia para garantir o seu sucesso.

Na sequência do acordo para usar o sistema operacional da Microsoft em seus celulares, a Nokia continua fazendo mudanças em outros produtos. A empresa já anunciou várias medidas após a confirmação do acordo. Depois de anunciar que o desenvolvimento do Symbian seria responsabilidade da empresa Accenture, a finlandesa confirmou o encerramento da sua plataforma Ovi.

publicidade:

Em um comunicado em seu blog oficial, Nokia Conversations, a empresa explicou que a partir de julho, seus telefones não terão mais acesso aos serviços Ovi. A empresa criou uma nova plataforma que irá substituí-lo. Trata-se do Nokia Services.

Os celulares da Nokia adquiridos antes de julho, que contam como o serviço Ovi, receberão uma atualização em que o acesso a esta plataforma será eliminado.

A empresa afirma que sua intenção é reunir na marca Nokia todos os serviços disponíveis. “Decidimos mudar o nosso serviço e isto inclui a marca Ovi. Queremos centralizar os serviços sob uma única marca,  para isso vamos reforçar a marca líder Nokia e unificar nossa arquitetura”, disse o vice-presidente executivo e diretor de marketing da Nokia, Jerri Devard.

Até agora, os serviços da loja Ovi não foram rivais para plataformas concorrentes, como a Apple ou a Google. A Nokia quer que os seus serviços sejam identificados diretamente com a sua marca, que eles consideram um dos seus principais ativos. “Entre as razões para esta decisão, está o fato de que a Nokia é um nome muito conhecido e amado em todo o mundo”, diz uma nota no blog da empresa.

A Nokia diz que a ausência da palavra Ovi “é apenas um exercício de renomeação” e que “os planos vão continuar exatamente como antes”. Com este movimento, a Nokia está preparando a chegada de serviços da Microsoft, como o Market Place.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook