Atualizado em: 28 março 2011

Morre um dos pais da Internet

Paul Baran morreu em sua casa na Califórnia aos 84 anos. De acordo com a BBC, Baran morreu após complicações no sistema respiratório, muito afetado devido a um câncer de pulmão em estágio avançado.

Paul BaranO cientista Paul Baran morreu em sua casa em Palo Alto, Califórnia, aos 84 anos de idade. Baran era um dos líderes do projeto Arpanet, como era conhecida a Internet nos tempos que era somente uma rede militar. A ele é creditado a idéia de enviar a informação em pacotes com o famoso protocolo TCP-IP.

O programa Arpanet, estabelecido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, é considerado o precursor da Internet. Este projeto, que permitiu a conexão de computadores de diferentes organizações dos Estados Unidos, lançou as bases do sistema de Internet atualmente usado por milhões de usuários ao redor do mundo.

publicidade:

Um dos cientistas envolvidos neste projeto foi Paul Baran. O cientista polonês naturalizado contribuiu com seu conhecimento de engenharia informática para o projeto. A maior contribuição de Baran foi a criação de um sistema de codificação de informações em pacotes para facilitar o seu envio e sua adaptação para a Rede.

 

MAIS SOBRE A ARPANET

Pode-se dizer que a “ARPANe”‘ foi a mãe da Internet. Desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency – Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969, tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Esta rede teve o seu berço dentro do Pentágono e foi batizada com o nome de ARPANet.

A ARPANet foi totalmente financiada pelo governo Norte-Americano, durante o período que ficou conhecido como Guerra Fria, período este caracterizado pelo embate ideológico entre a extinta União Soviética (URSS) e os EUA. Temendo um ataque por parte dos seus opositores, os americanos tinham como objetivo desenvolver uma rede de comunicação que não os deixasse vulneráveis, caso houvesse algum ataque soviético ao Pentágono.

 

PROBLEMAS DE SAÚDE

Paul Baran morreu em sua casa na Califórnia aos 84 anos. De acordo com a BBC, Baran morreu após complicações no sistema respiratório, muito afetado devido a um câncer de pulmão em estágio avançado.

Reações à morte de Paul Baran não demoraram a chegar. Outro dos pais da internet, Vinton Cerf, enfatiza o valor e a importância das contribuições de Baran. “não tinha medo de ir na direção oposta ao que outras pessoas achavam que era o certo”, disse Cerf.

 

PRÊMIO MERECIDO

Paul Baran recebeu vários prêmios importantes em sua vida. Em 2007, o presidente George Bush lhe deu a U. S. National Medal por suas contribuições ao mundo da tecnologia.

Se hoje acessamos Orkut, Facebook e perdemos horas no MSN, devemos agradecer a Baran pela invenção do protocolo que permite que isso aconteça. Obrigado Baran. Vá em Paz!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook