Atualizado em: 18 janeiro 2011

Minúscula câmera simula olho humano

olho

Pesquisadores norte-americanos desenvolveram uma minúscula câmera que imita o comportamento do olho humano, porém foram além, dando à mesma, capacidade de promover um zoom de até 3 vezes e meia.

publicidade:

Apelidada de “eyeball”, ela tem imagens nítidas, seu custo de produção é muito barato e seu tamanho se compara a uma moeda.

Os desenvolvedores, Yonggang Huang e Joseph Cummings professores de Engenharia Civil e Ambiental e Engenharia Mecânica na Northwestern University disseram que foram inspirados pelo olho humano, porém queriam ir além e também que seu objetivo foi desenvolver um mecanismo simples, capaz de obter boas imagens. Pelo visto seus planos se tornaram realidade

A câmera pode ser usada para vigilância eletrônica, dispositivos de espionagem, visão noturna, visão robótica, entre outras coisas.

A Eyeball é feita com lentes simples e substratos flexíveis, além de ter um sistema hidráulico que altera a forma dos citados substratos, de forma a se obter um zoom variável. Para conseguir foco e zoom, os pesquisadores acionam o sistema hidráulico para alterar a curvatura da lente.

Huang e sua equipe usam um conjunto de fotodetectores de silicone flexível interligados sobre uma fina membrana elástica que pode facilmente mudar de forma, imitando o comportamento do olho humano.

Com a simplificação do processo de construção de câmeras, a vigilância eletrônica tende a se ampliar cada vez mais, transformando possivelmente nossas vidas públicas num grande Big Brother.

Fontes da notícia: TG Daily, UPI, Nortwestern University

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook