Atualizado em: 15 julho 2011

Microsoft irá superar Apple em 2015

Dados do instituto de pesquisa IDC apontam para superação da Apple pela Microsoft no ano de 2015 quanto a participação no mercado de telefonia móvel.

Microsoft superará Apple em 2015A plataforma móvel da Microsoft, Windows Phone será a segunda mais popular do mercado em 2015, apenas atrás do Android da Google e superando o Apple IOS, de acordo com um estudo de análise de mercado feito pelo instituto IDC e divulgado hoje pelo site especializado em tecnologia CNET.

Os dados do IDC sugerem que na metade desta década, a quota de mercado no setor dos smartphones Android (smartphones) estará em 43,8%, enquanto o Windows Phone saltará para 20,3% e Apple IOS cairá para 16,9%.

publicidade:

O relatório confirma a tendência ascendente do sistema operacional móvel que a Google oferece gratuitamente aos fabricantes de telefone celular e que está instalado em 38,9% dos “smartphones” existentes, além de constatar que a arrancada do Windows no mercado acontece de forma atrasada.

Por trás do despontar do Windows Phone está um acordo assinado este ano entre a Microsoft e a Nokia, maior fabricante mundial de celulares, que faz a empresa finlandesa substituir seu sistema operacional Symbian em favor do desenvolvido pela empresa de Bill Gates.

Em 2015, teremos pouca presença de dispositivos rodando o sistema operacional Symbian no mercado, porém hoje, estes ainda respondem por 20,6% do total.

A Apple passará em quatro anos, de 18,2% de market share para 16,9%, embora, ao contrário da Google e da Microsoft, a Apple fabrica seus próprios dispositivos e seu único smartphone é o iPhone que roda o iOS.

A quota de mercado do BlackBerry, o smartphone mais popular para as empresas vai cair pouco menos de um ponto percentual entre 2011 e 2015, e atingindo 13,4% do mercado.

Android e Windows Phone são  sistemas operacionais que se encontram em diferentes modelos de celulares de diferentes empresas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook