Atualizado em: 27 janeiro 2012

Microsoft cria lente de contato que mede nível de glicose

O produto é destinado para pessoas que tem diabetes e precisam medir o nível de glicose entre 6 e 8 vezes por dia de forma a poder controlá-lo com o auxílio de medicamentos.
Microsoft Research

Microsoft Research

A empresa fundada por Bill Gates possui uma divisão de pesquisas chamada Microsoft Research, que tem entre suas atribuições o desenvolvimento de novas tecnologias, inclusive fora do tradicional setor de software onde a companhia de Redmond atua.

Eis que a Microsoft Research surpreende o mundo ao tornar público um dos projetos nos quais está trabalhando, uma lente de contato com capacidade de medir a quantidade de glicose no sangue.

publicidade:

O produto é destinado para pessoas que tem diabetes e precisam medir o nível de glicose entre 6 e 8 vezes por dia de forma a poder controlá-lo com o auxílio de medicamentos.

A lente foi desenvolvida pela Microsoft em conjunto com a Universidade de Washington, e incorpora sensores que medem a glicose. Os dados são enviados para um dispositivo externo como um computador ou um smartphone, através de uma minúscula antena.

Fim das picadas para retirar amostras de sangue

Lente de contato que mede o nível de glicose

Com esta lente, as pessoas podem estar constantemente monitorando a sua saúde, porém sem o incômodo de ter que espetar seus dedos para colher uma pequena amostra de sangue, tal como acontece atualmente no método convencional.

O projeto faz parte da área de “interfaces de uso naturais” (NUI, na sigla em Inglês) que buscam incorporar aspectos da tecnologia e da computação na vida do usuário de forma simples e imperceptível.

Um futuro ainda mais promissor

A Microsoft Research, entre outras coisas, trabalha em um projeto que tem por objetivo mostrar a uma pessoa que vai ao supermercado, as coisas que estão faltando em casa.

No caso desta lente de contato, no futuro eles esperam instalar um pequeno visor para exibir as informações obtidas diretamente na lente, sem a necessidade de usar um computador ou dispositivo externo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook