Atualizado em: 27 janeiro 2012

Microsoft cria imagens 3D que podem ser tocadas

O dispositivo é uma espécie de display que gera imagens tridimensionais que podem ser observadas de qualquer ângulo ao redor da unidade
Holograma

Holograma

Uma das melhores coisas sobre a tecnologia é que ela nunca para de se desenvolver, nos brindando sempre com novas descobertas que são capazes de surpreender as pessoas e melhorar sua qualidade de vida.

É o caso de um novo sistema de imagens virtuais desenvolvido pela Microsoft, que permite criar figuras 3D que podem ser tocadas. O projeto responsável por este experimento inovador foi batizado de Vermeer.

publicidade:

O dispositivo é uma espécie de display que gera imagens tridimensionais que podem ser observadas de qualquer ângulo ao redor da unidade, sem o uso de óculos ou qualquer outro acessório.

Aproveitamento da tecnologia do Kinect

O Vermeer também agrega algumas tecnologias usadas em outros dispositivos como o Kinect, o que lhe confere a possibilidade das imagens criadas possam ser contatados e respondam às ações do usuário, de modo que, se colocarmos um dedo sobre a figura, vemos como ela é afetada e distorcida.

Enquanto a tecnologia poderia ser facilmente confundida com hologramas, tão comuns em filmes de filmes de ficção científica, tenha em mente que o Vermeer, no momento, está longe de ser capaz de criar imagens tridimensionais, já que a holografia é mais complexa. No entanto, isso não significa que a Microsoft não está a caminho de criar um dispositivo gerador de hologramas. Na verdade, este é um dos objetivos da empresa de Redmond.

Veja o vídeo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook