Atualizado em: 26 janeiro 2011

LG faz planos para massificar TVs OLED

LG-31-inch-OLED-1

Está cada vez mais claro que o futuro das TVs e dispositivos que fazem uso de telas é o OLED. No passado, tivemos que esperar longos anos para que os antigos televisores e monitores de raios catódicos (CRT) fossem substituídos pelo LCD.

publicidade:

Aqui no Brasil, ainda podemos encontrar estes dinossauros da tecnologia e consumidores vorazes de energia elétrica nas prateleiras das Casas Bahia. Felizmente o LCD chegou e fez sucesso. O plasma vem lá nas últimas posições mas está por ai.

A aposta e expectativa no momento são as grandes (e pequenas) telas OLED, uma tecnologia criada pela Kodak em 1980 e que promete telas planas muito mais finas, leves e baratas que as atuais telas de LCD, porém será necessário fazer a adequação do parque industrial.

A LG pretende triplicar a produção de painéis OLED de 32 polegadas e maiores até 2013, com um investimento de mais de 226 milhões de dólares, se antecipando aos seus rivais, inclusive a poderosa Sony.

Os problemas para chegar ao mercado com TVs  OLED são principalmente os custos. Um painel de LCD ainda é 3 vezes mais barato para fabricar do que painéis OLED idênticos.

De qualquer forma, a LG tem um roteiro desenhado. Este ano irá lançar sua nova TV 3D OLED 31 polegadas na Europa e nos Estados Unidos, reservando para 2012 um protótipo OLED de 55 polegadas e as linhas 2013 de TV OLED para o consumidor, com preços semelhantes aos das atuais TVs LCD.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook